Campus São João del-Rei promove oficina sobre o envelhecimento da mulher negra

Projeto de Ensino - Ações Afirmativas promove a Oficina "Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência  contra  mulheres" com Zezé Cassiano

 

O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas "Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio" do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove a sexta oficina de seu projeto, segunda do ano de 2022, no dia 10 de fevereiro às 19h, com a Oficina intitulada "Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência contra  mulheres". Tema que revela mais uma face do machismo estrutural no país, que ignora os direitos e potencial de vivência da mulher idosa, será apresentado pela pesquisadora e pedagoga Maria José Cassiano de Oliveira.

Zezé Cassiano, como é conhecida Maria José Cassiano de Oliveira é pedagoga. Mestre em Educação pela UFMG. Professora aposentada pela UFSJ. Idealizadora do Programa " Universidade para a Terceira Idade" da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).

É fundadora do Centro de Convivência Intergeracional destinado a pessoas de terceira e quarta idades. É cofundadora do MOSCAB (Movimento Sanjoanense de Cultura Afro Brasileira). E coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Envelhecimento Populacional.

A oficina on-line, gratuita é aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região.

 

Confira:

"Envelhecer com dignidade é um direito: a importância do combate à violência contra  mulheres"

Data: 10 de fevereiro

Hora: 19 horas

Inscrição da Oficina: https://forms.gle/d9czCRo2LoZECnfa8

 

Sobre o Projeto de Ações Afirmativas

 

O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores:  Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







entre em contato pelo whatsapp