Tratamento de Efluentes é tema de curso das FIEMG Regionais ZM e Sul

Evento será voltado para as áreas de abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos

As FIEMG Regionais Zona da Mata e Sul de Minas realizam nesta segunda-feira, dia 31 de maio, o curso Tratamento de Efluentes para abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos. O evento será promovido de forma on-line, de 9h às 17h, e conta também com o apoio do Sindicato das Indústrias de Carne, Derivados e Frios de Minas Gerais (Sinduscarne) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Agrícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig).

A apresentação do tema ficará a cargo do engenheiro agrícola e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de controle ambiental e saneamento, Luciano dos Santos Rodrigues. O instrutor possui pós-doutorado em Controle Ambiental e Saneamento pela UFMG e em Engenharia Rural pela UNESP. Sua atuação é voltada para as áreas de impacto ambiental das atividades agroindustriais, tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos e legislação ambiental.

Na programação do curso estão temas como: Caractetísticas quali-quantitativas dos efluentes de abatedouros; Níveis e processos de tratamento de efluentes; Tratamento preliminar: segregação de efluentes; Tratamento primário: separação de sólidos, óleos e graxas; Tratamento secundário: remoção de matéria orgânica; Tratamento terciário: remoção de nutrientes e organismos patogênicos; Tratamento do iodo; Gerenciamento dos resíduos gerados na ETE; e Monitoramento Operacional da ETE.

Segundo a analista ambiental da FIEMG Regional Zona da Mata, Luíza Cortat, é importante lembrar que esse ano o FAPI (Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria) possui dentre os setores selecionados para fiscalização a atividade de abate de animais. "Com isso, o curso representa uma grande oportunidade dos empreendimentos melhorarem seus processos e atenderem a legislação ambiental", ressalta.

O investimento é de R$ 80,00 para empresas associadas aos Sindicatos filiados à FIEMG e de R$ 120,00 para demais interessados. As inscrições podem ser feitas no site da FIEMG Regional Zona da Mata e mais informações podem ser obtidas através do telefone (32) 3249-1028 ou do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui para fazer sua inscrição.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: