Organizações da sociedade civil são incentivadas a trabalhar em rede para minimizar impactos na educação

Iniciativa do Itaú Social estimula trabalho em rede para alcançar melhores resultados educacionais frente aos desafios da pandemia. Inscrições vão até 06/04

No contexto pandêmico atual, a colaboração de OSCs (organizações da sociedade civil) de uma mesma região, com um propósito comum, é fundamental para alcançar melhores resultados na educação. Pensando neste contexto, o Itaú Social abriu as inscrições para o encontro nacional “Experiências em Rede: Práticas educativas e colaborativas entre as OSCs na pandemia”, que que ocorre no dia 07 de abril, às 15 horas (horário de Brasília), no canal do Itaú Social no YouTube.

O evento terá a presença do filósofo, educador e diretor da Fundação AVINA (Colômbia), Bernardo Toro; da consultora em educação permanente e sócia fundadora da Vira e Mexe, Stela Ferreira; da educadora e coordenadora da OSC Casa Pequeno Davi, Claudia Costa, e do escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, Ailton Krenak.

“Estamos diante do maior desafio educacional dos últimos tempos. As OSCs, que sempre tiveram papel fundamental para a educação integral de crianças e adolescentes, podem se articular em rede para amenizar os impactos negativos da pandemia. Com o olhar para dentro dos territórios, incentivamos a busca por estratégias que favoreçam a aprendizagem e reduza os níveis de desigualdade e de abandono escolar”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

O projeto Experiências em Rede

O encontro é a primeira etapa do projeto de mesmo nome, que visa apoiar a construção e implementação de ações colaborativas entre OSCS de um mesmo município para minimizar os impactos da pandemia nos processos educativos de crianças e adolescentes.

O primeiro encontro será aberto e serão convidados, especialmente, 63 municípios prioritários (confira lista) para participar do projeto, a partir de critérios que consideram a qualidade da educação, número de organizações da sociedade civil por município e o contexto social de vivência.

As OSCs que trabalham com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes desses municípios serão convidadas a participar de outros encontros que compõem o percurso formativo, que se encerra em dezembro de 2021. Elas terão a oportunidade de criar uma proposta de atuação coletiva e contarão com apoio financeiro para desenvolver o plano.

Serviço
Projeto Experiências em Rede

Prazo de inscrições: até 06/04/2021
Para quem: organizações da sociedade civil na área da educação de municípios prioritários
Inscrições: site do Itaú Social
Currículo dos palestrantes


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: