18
18/02/2019

Publicidade

Campeonato de Skate e Slam de Poesia são atrações na Praça da Rua Bahia neste sábado (9)


O campeonato de skate terá início a partir das 15 horas. Logo após o campeonato, acontece o Slam/ofocina da R.B., que conta com a participação da poeta Laura Conceição. Leia Mais...

Slam
Foto: Divulgação

O Coletivo Coesa em parceria com a Produtora Bravacena, realizará neste sábado 09 de fevereiro o Campê da R.B. e o Primeiro Slam integrado à uma oficina de formação para poetas de Barbacena.

Com origem em regiões periféricas, os slams de poesia ocuparam a cidade fazendo as vezes dos antigos saraus. Estas batalhas de versos falados tomaram conta de diversos bairros da capital paulista e se tornaram ponto de encontro de expressão de quem ama fazer, ler e recitar poesia. As competições, que avaliam não só os versos criados pelos slammers, como também a forma com que seus poemas são recitados, tiveram origem no estado americano de Chicago e chegaram ao Brasil no final da década de 2010. O primeiro a fazer sucesso em São Paulo foi o ZAP Slam (Zona Autônoma da Palavra), que completou dez anos em 2018 e começou a sua história no bairro da Pompeia, na Zona Oeste paulistana. De lá para cá, outros slams se espalharam por diferentes regiões da cidade e ganharam espaço em ambientes culturais como os Sescs e as telas de cinema. Da ponta da língua dos slammers podem sair versos de temáticas variadas. Geralmente questões sociais vividas por eles dominam a poesia de rua, que já vem ganhando espaço em locais fechados.

O campê da R.B trata-se de um campeonato de skate para fomento do esporte local e atendendo a demanda dos próprios skatistas, que sentem a falta de apoio e incentivo ao esporte. O campeonato na Praça da Rua Bahia terá início a partir das 15 horas.

Logo após o campeonato de skate, acontecerá o Slam/ofocina da R.B., que conta com a participação da poeta Laura Conceição. No ano de 2017, a Mc e Poeta, nascida na região da Zona da Mata Mineira, foi vice-campeã mineira de poesia falada, classificando-se para o Campeonato Brasileiro de Slam. Ainda em 2017, criou o projeto “Poesia na escola”, através do qual leva poesia e sonhos para crianças e adolescentes. Atualmente, já realizou mais de 45 visitas aos colégios da cidade e região. Aos 22 anos, Laura se formou em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de fora e fundou o coletivo de poesia “Duas”.

O evento promovido pelo Coletivo Coesa e a Bravacena Produtora, é gratuito e aberto para todo o público e conta com o apoio cultural da Samara Autopeças e do Jornal Expresso.

Skate
Foto: Divulgação

Com Jornal Expresso


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.


Publicidade