20
20/09/2019

Publicidade

EPCAR reuniu alunos, efetivo e familiares em sua tradicional Festa Junina

Alunos participaram da tradicional “dança da quadrilha” e efetivo, juntamente a familiares, puderam se divertir nas várias atrações. Saiba mais...

001 EPCAr Festa Junina5

001 Bqmais Legenda Alunos do curso de formação da EPCAR dançaram a tradicional quadrilha na noite de quarta (3). Foto: Comunicação/EPCAr

O período de junho e julho é marcado pela realização das tradicionais “quadrilhas” ou festas juninas, dança trazida pelos colonizadores portugueses que virou tradição no Brasil. Em Minas Gerais, “caipiras” saúdam junho com quadrilhas e homenagens aos santos do mês. É tempo de festa na roça! Já a fogueira, outro símbolo importante, é uma tradição de origem pagã, que marcava o solstício de verão no Hemisfério Norte.E, para também celebrar este período festivo, a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), realizou na noite desta quarta-feira (3), sua tradicional festa junina.

Integrantes do efetivo, familiares, alunos e convidados prestigiaram o evento que contou com várias barraquinhas com brincadeiras e comidas típicas, uma linda fogueira e a ainda puderam acompanhar a dança de quadrilha que teve como participantes os próprios alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

Para a aluna Maria Galvão Reimão, natural do estado do Pará, este momento sempre foi um dos mais esperados no ano. Desde criança, a militar conta que sempre participou das festividades juninas e, neste ano, foi marcante por ser a última na EPCAR, visto que está no 3° ano. A aluna destacou ainda que a mistura de culturas, que é uma realidade na Escola, fez a dança se tornar ainda mais especial. “Estou muito feliz e esta noite foi muito especial. Eu gosto muito do mês e das festanças que são realizadas. Nunca tinha dançado em uma quadrilha aqui de Minas Gerais e esta interação de participantes de vários estados fez uma mistura de culturas, levando também para a dança a nossa realidade do dia a dia, com alunos de vários lugares do país. Pude aprender novas culturas, foi marcante! Não fizemos uma quadrilha de um estado específico, fizemos uma quadrilha do Brasil! Espero que as danças dos próximos anos e as festas comemoradas aqui na EPCAR sejam ainda melhores. Como alunos, temos que ajudar a construir esta história”, concluiu.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, destacou o envolvimento dos alunos e integrantes do efetivo na preparação e organização da festa, enfatizando a confraternização que foi possível entre os integrantes de todo o efetivo da Guarnição. “Foi uma noite muito agradável. Ver nosso efetivo reunido, junto a seus familiares, proporcionou um momento de congraçamento que estreita os laços de união entre nossos militares e servidores civis. Parabenizo aos alunos e a todos que se dedicaram para a organização, ornamentação e preparação de toda esta festa”, enfatizou.

001 EPCAr Festa Junina2

001 EPCAr Festa Junina1

001 EPCAr Festa Junina3

001 EPCAr Festa Junina4

001 EPCAr Festa Junina6


Com a Seção de Comunicação Social da EPCAR, por Sgt Júlio Fonseca

Fotos: Sgt Domingos / Sgt Valentim


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.