Fã de poker? Veja 7 curiosidades pouco conhecidas acerca do jogo

Você pode aprender 7 curiosidades pouco conhecidas acerca desse fascinante jogo de cartas

O poker é um jogo clássico com mais de um século de história que foi popularizado nos Estados Unidos. Atualmente, o poker é mais popular do que nunca e se tornou num fenômeno do mundo digital. O aparecimento do poker online, há cerca de 20 anos atrás, ajudou a que o jogo chegasse a uma audiência cada vez maior e internacional. Outrora confinado aos cassinos e casas de sorte, o poker já pode ser jogado a partir do conforto de casa e através de qualquer aparelho móvel.
No Brasil, a legislação em torno do poker online continua sendo muito confusa, mas existem cada vez mais jogadores nacionais que se destacam no plano competitivo. Tem até um popular torneio de poker que é organizado no município de Barbacena. Neste pequeno artigo, você pode aprender 7 curiosidades pouco conhecidas acerca desse fascinante jogo de cartas.

1. O maior jogo de poker de sempre demorou 8 anos

Uma boa partida de poker pode demorar 20 minutos, 1 hora, ou vários dias. Mas você sabia que houve um torneio de poker que demorou 8 anos a ser concluído? Isso aconteceu no século 19, quando o Bird Stage Theatre, no estado americano do Arizona, decidiu organizar um torneio de poker de alta parada com um valor de acesso de 1,000 dólares (que era muito dinheiro para a época).
Esse facto nunca foi verificado pelos historiadores, mas existem muitas referências ao acontecimento na Internet. De acordo com as fontes, o épico torneio de poker do Bird Stage Theatre só terminou após 8 anos, 5 meses, e 3 dias de jogo!

2. Existem vários tipos de poker

A maior parte dos jogadores de poker utiliza um modelo conhecido como Texas Hold'em. Mas existem muitos jogos de poker diferentes, que incluem categorias como o Omaha Hi ou o Omaha Hi-Lo. Os diferentes gêneros de poker variam de maneira subtil, mas essas pequenas diferenças têm um impacto enorme na forma como o jogo deve ser praticado.
Dentro do mesmo estilo de poker existem várias variações. O poker pode ser jogado em regime aberto, por exemplo, ou em regime de torneio. Alguns tipos de poker utilizam 5 cartas de mesa, sendo que outros utilizam sete. Adicionalmente, existem estilos alternativos de poker não oficial, como o famoso strip poker ou o poker árabe.

3. O poker é um esporte da mente

Os grandes fãs do poker acreditam que o jogo de cartas tem tudo para se tornar numa modalidade olímpica no futuro. Para já, o certo é que o poker é oficialmente considerado um esporte da mente, à semelhança do que acontece com o xadrez. Essa certificação foi atribuída em 2010, pela mão da IMSA (Associação Internacional de Esportes da Mente).

4. O poker teve origem... na França

Ainda que o poker seja considerado um jogo clássico dos Estados Unidos, a verdade é que os primeiros exemplos vieram da Europa. Os historiadores acreditam que o poker norte-americano foi modelado a partir de um jogo francês conhecido como 'poque'. O poque era praticado na cidade francesa de Orléans e era muito parecido com o poker que é praticado na atualidade.

5. Existe uma mão de poker conhecida como a 'mão do homem morto'

Se você tiver dois Ases e dois 8's em sua mão durante um jogo de poker, tenha cuidado. Essa era a mão que o célebre aventureiro dos Estados Unidos Wild Bill Hicock tinha no momento em que foi assassinado. Hicock foi baleado nas costas durante uma partida de poker e a sua mão final ficou para sempre imortalizada. É conhecida como a Dead Man's Hand, ou 'mão do homem morto' em português.

6. A superstição faz parte do poker

Ainda que o poker seja considerado um esporte da mente, a verdade é que a sorte continua a ser um componente fundamental do jogo. Por esse motivo, os jogadores de poker são muito supersticiosos.
Um dos mitos mais célebres acerca do poker é que jogar com roupas sujas ajuda a obter melhores resultados. No contexto do poker competitivo, o jogador profissional Johnny Chan ficou conhecido por transportar uma ou mais laranjas consigo em todos os grandes torneios.

7. Os Reis do baralho são inspirados em Reis de verdade

A seguir ao Ás, o Rei é a carta mais forte e desejável de uma partida de poker. Mas você sabia que os Reis do baralho foram inspirados por Reis verdadeiros da história? Os quatro grandes homens representados no típico baralho de cartas são o Imperador Romano César Augusto, o Rei David de Israel, o Rei Charlemagne da França, e o conquistador Alexandre, o Grande.
Identificar os nomes das Rainhas do baralho, por outro lado, é bem mais complicado. Elas são chamadas de Judite, Pallas, Raquel, e Ardine, mas não se sabe ao certo quem são as figuras históricas que estes quatro nomes representam.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: