18
18/06/2019
194 New Articles

Publicidade

Montanhista barbacenense incentiva prática do esporte na região


Nilce Mateus realizou grande aventura na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, com a ascensão do 3º maior Pico do Brasil. Leia Mais...

Nilce 1
A montanhista barbacenense Nilce Mateus no cume do pico da bandeira à 2.892 metros do nível do mar/ Foto: Divulgação

Demonstrando grande força física e mental, no mês de novembro, a montanhista barbacenense, Nilce Mateus, realizou grande aventura na divisa de Minas Gerais com o estado do Espírito Santo, com a ascensão do 3º maior Pico do Brasil e seus adjacentes.

A estudante que deu início em suas aventuras no início deste ano, quando conheceu a Serra do Cipó em uma travessia com três dias de duração, não parou mais, conhecendo assim diversos lugares de nossa rica e encantadora Minas Gerais, bem como do Brasil.

Nesta semana vamos destacar o desafio encarado no Parque Nacional do Caparó, com a ‘conquista’ do Pico da Bandeira (2892 m), Pico do Calçado (2869) e do Pico do Cristal (2849), em apenas um dia.

A viagem realizada ao Parque Nacional do Caparaó contou com o apoio da Empresa de Ecoturismo Terrestre Brasil, tendo como guias Wladimir Loyola e Salatiel Richer, e a participação de mais 5 integrantes da cidade de Barbacena (Thiago Tostes, Eric Afonso, Deomário Machado, Jac Assis e Antônio Rogério), que também superaram todos os obstáculos encontrados na caminhada considerada de nível médio pelos montanhistas.

Para concluírem a visita aos três Picos, o grupo teve que caminhar por um percurso total de 20km em terreno rochoso, com altitude elevada de mais de 2.800 metros e pontos críticos nos quais são necessários habilidade, coragem, preparo físico, psicológico e equipamentos específicos para a garantia da segurança dos montanhistas que precisam contar com completa estrutura para a superação dos desafios.

Nilce revela que mantém a forma física com a prática do ciclismo e acompanhamento com a Personal Trainer Sergilaine Ramos, com aulas de musculação e cross training na Academia New Life, sendo estas voltadas para o fortalecimento e resistência dos músculos em geral exigidos durante a prática do esporte que envolve longas caminhadas em terrenos acidentados e de difícil acesso.

Neste contexto, a montanhista enfatizou a importância da alimentação durante as longas caminhadas, devendo ser preparado um cardápio especial com itens de baixo peso e com teor adequado de proteínas, vitaminas e carboidratos, para garantir a nutrição e hidratação do corpo. Ela lembra que o peso carregado durante o trajeto também pode interferir no desempenho do praticante e deixa a dica que deve-se levar somente o necessário, valendo do pressuposto que “o menos é mais”, e este pode fazer muita diferença em percursos mais exigentes.

A ascensão aos picos teve seu início às 09 horas quando seguiriam em direção ao Pico da Bandeira e em sequência aos outros, sendo finalizada às 19 horas com a chegada ao Acampamento da Tronqueira onde pernoitaram. Apesar do clima ameno (sem chuvas ou sol forte) encontrado no dia da ascensão, os participantes enfrentaram momentos cruciais nos cumes e em suas proximidades, devido ao frio tenebroso, ventos fortes e altitude elevada, porém mantiveram-se firmes e determinados a realizar a conquista dos cumes propostos, obtendo êxito em suas ascensões.

Com a experiência adquirida, Nilce aponta para a necessidade da preparação pessoal e orientação de profissionais qualificados para a orientação de iniciantes que desejam começar no Montanhismo, um esporte que segundo ela, “proporciona bem estar físico e mental, sensação de liberdade e vitórias pessoais, novas amizades e energias positivas, além do prazer do contato direto com a natureza”.

Nilce fez questão de parabenizar toda equipe envolvida e deixou em aberto o convite para os interessados na prática do Montanhismo que podem entrar em contato através das redes sociais, Facebook: Nilce Matheus / Instagram: @nilcematheus.

Nilce 2
Nilce com o grupo de montanhistas em momento de descontração no caminho do cume do pico da bandeira/ Foto: Divulgação
Montanhismo
Foto: Divulgação
Com informações do Jornal Expresso

REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.