3 inimigos da produtividade para quem estuda a distância

Todo estudante da modalidade EAD (Ensino a Distância) precisa se atentar a esses três verdadeiros inimigos da produtividade.

1. Falta de um cronograma

Quando se estuda a distância é fácil se perder em meio a todos os conteúdos disponibilizados de uma vez só. Ao contrário da faculdade presencial, a liberação dos conteúdos não é feita ao longo dos meses, mas, sim, de uma vez só, separadas por aulas. Quem estuda a distância precisa montar um cronograma que estipula quais aulas estudará e em quanto tempo.

Além disso, também precisará agendar as datas das atividades online e avaliações. Estudar sem planejamento fará o seu tempo desaparecer sem ter aproveitado da forma correta o conteúdo.

Os pontos principais que você deve colocar no cronograma são: os conteúdos que você deve estudar e os dias e horários que você dedicará aos estudos. O modo de organizar essas informações dependerá da sua disponibilidade de tempo, do seu ritmo de aprendizagem e dos seus objetivos com o cronograma. Pela internet você encontra diferentes exemplos de cronograma de estudos em que você pode se inspirar.

 

2. Ambiente de estudos desorganizado

Você já deve imaginar, mas no Ensino a Distância não haverá uma sala de aula como no ensino presencial. Você precisará encontrar um local em casa que seja a sua própria sala de aula ou transformar a sua mesa de estudos em um ambiente adequado para as suas aulas. Esse é um ponto muito importante, porque quando estudamos no conforto do nosso lar a tentação de anteciparmos o fim do horário de aulas, fazer pausas para os lanchinhos e dar atenção a alguém que vive com você é muito maior.

É fundamental imaginar que no momento das suas aulas você estará focado naquela tarefa como se estivesse no presencial. O seu espaço de estudos deve:

  • Ser bem iluminado

Escolha um local com boa fonte de luz natural e com boa iluminação artificial caso estude à noite.

  • Ser organizado

Um espaço que reúna suas agendas, materiais, cadernos e tudo o que você utiliza para estudar é fundamental para o seu momento de aprendizado. Preocupe-se em deixar os seus cadernos, livros e todo material escolar ao seu alcance, mantenha a mesa limpa com o seu notebook/tablet/PC e os materiais fundamentais somente.

  • Ser silencioso

Garanta que o espaço seja silencioso o suficiente para você manter a concentração.

  • Ser confortável

Mas atenção! O conforto tem que ser adequado para que você passe um bom tempo nele (e não confortável a ponto de você sentir preguiça). A mesa de estudos deve ser adequada para a sua altura, a cadeira confortável e o computador deve ser colocado em uma altura que respeite a sua anatomia, sem que você tenha que se curvar para ler.

 

3. Notificações de aplicativos

Acredite, o problema nem é o seu smartphone. Se você deixar o seu celular afastado enquanto estuda é possível que consiga manter a concentração e estudar tranquilamente. O verdadeiro problema são as notificações dos seus apps de redes sociais e notícias, por exemplo. Ao ouvir a notificação ou ver a tela do celular acendendo, temos a tentação de "apenas" ver do que se trata. Esses segundos de abstração diminuem a produtividade porque até que consigamos retomar o raciocínio da mesma forma que antes o seu tempo programado para os estudos será diminuído.

 

 

Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: