Ano letivo da rede estadual de Minas Gerais começa nesta segunda-feira (10/2)

Ao todo, 1,8 milhão de alunos cursam os ensinos fundamental, médio e profissionalizante. Saiba +

Começa, nesta segunda-feira (10/2), o ano letivo nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. Segundo o Calendário Escolar 2020, estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), a data marca o retorno às aulas de estudantes que já integram a rede e também novos alunos. Ao todo, 1,8 milhão cursam os ensinos fundamental, médio e profissionalizante nas unidades estaduais.

O calendário é unificado em todas as escolas o que garante melhorias no planejamento e no reforço no conceito de rede. O recesso de julho será entre os dias 13 e 25. O fim do ano letivo está previsto para o dia 16 de dezembro e do ano escolar para o dia 18 do mesmo mês. Datas importantes para a organização e a gestão das unidades escolares de ensino também constam no calendário, como o período de duração dos bimestres, de realização dos conselhos de classe e reuniões com os responsáveis, além de datas para lançamento de resultados bimestrais por diretores e professores, por exemplo.

Ampliação de vagas

Para este ano, uma das principais novidades é a ampliação das vagas no ensino médio de tempo integral. A modalidade, que neste ano terá cerca de 40 mil vagas, permite que o estudante passe mais tempo na escola, o que contribui para que ele possa se dedicar aos estudos e também aprender uma profissão, no caso de quem optar pelo ensino médio de tempo integral profissionalizante. Em 2020, a iniciativa será oferecida em 281 escolas estaduais mineiras, das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Infraestrutura

Várias unidades de ensino selecionadas no Programa Mãos à Obra na Escola receberam melhorias na infraestrutura para o começo das aulas. É o caso da Escola Estadual José Bonifácio Nogueira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que recebeu telhado novo, teve a cozinha reconstruída, além de melhorias na parte elétrica, nova pintura e revitalização do jardim. A unidade de ensino é uma das mais de 770 escolas que integram o programa e que receberam recursos da SEE para a realização das reformas.

Currículo Referência

O Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a educação infantil e o ensino fundamental estará efetivamente nas salas de aula a partir deste ano. Para que os educadores possam trabalhar o documento da melhor forma, as escolas mineiras discutiram o CRMG ao longo de 2019. O documento, homologado em dezembro de 2018, foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras e de um trabalho em regime de colaboração entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional de Minas Gerais (Undime-MG).


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.