21
21/09/2019

Publicidade

EPCAR abre inscrições para Curso Preparatório de Cadetes do Ar

Estão disponíveis 180 vagas para adolescentes e jovens. Confira critérios e como se inscrever.

0001 EpcarA Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) abriu nesta quinta-feira (4) as inscrições para 180 vagas no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) 2020 em Barbacena. Os interessados têm até as 15h do dia 23 de abril para se inscrever na página da Divisão de Admissão e Seleção, onde também estão publicados o edital e as documentações referentes à seleção. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

O edital prevê a seleção de 160 alunos e 20 alunas. Destas vagas, 32 no sexo masculino e 4 no sexo feminino estão reservadas para alunos que se autodeclaram negros, atendendo ao percentual de 20% determinado Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014. Esta autodeclaração será confirmada procedimento de heteroidentificação complementar (PHC) obrigatório por ocasião da Concentração Final. Para ser matriculado no curso, é preciso cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas: não possuir menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2020; já ter concluído o Ensino Fundamental, na data da Concentração Final do certame, em janeiro do ano que vem.

O edital informa que o processo seletivo é composto de provas escritas de línguas portuguesa e inglesa, redação e matemática previstas para 7 de julho em local a ser divulgado; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico, entre outras etapas. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação deverão se apresentar em 18 de janeiro do ano que vem na EPCAR, Rua Santos Dumont, n° 149, bairro São José, para habilitação à matrícula.

O curso tem duração de três anos, sob regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. Além disso, a preparação abrange instruções nos campos geral e militar. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno receberá os certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR. Também poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.