Fraudes envolvendo cartões de crédito são cada dia mais comuns, não é mesmo? Práticos, os cartões permitem que muitas compras sejam feitas sem depender do dinheiro em espécie, e principalmente nas lojas on-line eles despontam como principal alternativa de pagamento.

Mas seu cartão de crédito, assim como sua conta corrente, merece atenção especial. Ao cuidar dele e seguir algumas regras para proteger seus dados, você também se protege contra fraudes. No Banco Inter, você conta com funcionalidades que te ajudam a utilizar melhor o seu cartão e ter mais segurança. Mas além de utilizar os recursos oferecidos pelo banco, você também pode se proteger com algumas atitudes simples. Confira as dicas que separamos para você e fique protegido:

1 - Não fotografe o seu cartão: É fácil encontrar por aí fotos postadas por alguns correntistas que exibem os números do cartão de crédito. Evite postar esse tipo de foto nas redes sociais e também enviar fotos do seu cartão para outras pessoas. Elas revelam o número do seu cartão e isso facilita a ação dos criminosos.

2 - Utilize as travas de segurança do seu cartão do Banco Inter: Oferecemos aos correntistas uma funcionalidade que pode garantir mais segurança ao seu cartão. Na área Cartão do seu App, clique em Configurações e escolha uma das opções. Você pode bloquear temporariamente o seu cartão em caso de perda ou roubo, pode bloquear e desbloquear para compras internacionais, compras virtuais nacionais e internacionais. Você pode bloquear e desbloquear seu cartão também pelo Internet Banking, na área Cartão, Consultar Cartões. E, fique atento: caso algumas dessas travas estejam ativadas você não conseguirá cadastrar o seu cartão em alguns sites. É importante lembrar também que em caso de perda ou roubo do cartão o cliente pode realizar um bloqueio temporário e em seguida entrar em contato com a central para cancelamento definitivo do cartão e solicitação de nova via.

3 - Tenha cuidado com a utilização em compras na internet: Opte, preferencialmente, pelas lojas mais conhecidas e com reputação comprovada. Verifique se no ato da compra o site apresenta um símbolo de cadeado no navegador. Outra dica é verificar se o site exibe no rodapé da página as informações de certificação concedida por instituições especializadas, como o E-bit. Outro canal para obter informações sobre a loja pode ser o site do Reclame Aqui.

4 - Monitore as compras realizadas com seu cartão: Caso você tenha escolhido receber push com notificação da transação, sempre que utilizar seu cartão você receberá um alerta em seu telefone informando o local onde sua compra foi realizada, a data e o valor. Confira se as informações estão corretas e acompanhe todas as suas transações pelo app. Além disso, sempre que possível analise sua fatura do cartão e verifique se reconhece todas as compras realizadas. Caso você identifique uma compra indevida, contate o banco. Se ainda não recebe o push e gostaria de receber, acesse o Internet Banking na aba Perfil>Notificações e faça o seu cadastro.

5 - Mantenha sempre seu cartão de crédito com você: Nunca deixe o seu cartão sob o cuidado de outras pessoas. Mantenha-se sempre atento ao entregar o seu cartão para funcionários em lojas. Sempre que possível peça que o funcionário traga a maquininha de forma que você estará sempre com seu cartão em sua posse. À medida que mais pessoas passam a saber o número e demais dados do seu cartão, mais chances você tem de o seu cartão ser fraudado. Por isso, tenha ele sempre a mão.

6 - Perdeu o seu cartão ou foi roubado? Acesse imediatamente o seu aplicativo ou o Internet Banking, clique na área de cartões e realize o bloqueio de maneira rápida e simples. Mas é importante lembrar que esse é um bloqueio temporário. Depois de bloquear seu cartão pelo app, em seguida entre em contato com a central para cancelamento definitivo do cartão e solicitação de nova via. Quer utilizar as facilidades do cartão de crédito do Banco Inter, que é sem anuidade e tem uma das menores taxas de juros do mercado? Acesse o app ou o nosso site e saiba mais.

Informações: Banco Inter.

 







entre em contato pelo whatsapp