Tim ArtEducação leva barbacenenses a workshop de arte digital em BH

Barbacenenses que participam do Tim ArtEducação vão a Belo Horizonte participar de workshop de arte digital. O primeiro workshop do projeto acontece nos dias 9 e 10 de maio.

 

 

CULTURA

Arte-educadores do projeto TIM ArtEducação vão a BH participar de workshop sobre arte digital

 

Ampliar o olhar para a construção dos espetáculos, trocar ideias e experimentos, aprender sem limites de ousar. Esses são alguns dos objetivos do Workshop de Arte Digital do TIM ArtEducAção, que realizará dois encontros, no mês de maio, em Belo Horizonte e será voltado para os articuladores e os arteducadores que participam do programa nas cidades de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

 

Desde que foi incluída na grade de oficinas do programa TIM ArtEducAção, a oficina de arte digital tem proporcionado às crianças e adolescentes a oportunidade de enxergarem e documentarem as mais diversas manifestações culturais por meio das novas tecnologias, contribuindo para o enriquecendo do aprendizado. “A oficina ArtEducAção Digital mostra que a tecnologia também pode ampliar o olhar e criar reflexões sobre a arte. O jovem gosta da linguagem tecnológica e é extremamente importante a constante reciclagem dos nossos arteducadores para que a oficina promova uma interação entre essa linguagem com outras modalidades artísticas”, afirma Marcelo Andrade, idealizador e coordenador do TIM ArtEducAção.

 

O primeiro workshop será realizado nos dias 9 e 10 de maio em Belo Horizonte. Os arteducadores participarão do coaching criativo com o intuito de orientar a concepção criativa das intervenções das oficinas de arte digital nas mostras artísticas. Isso inclui não apenas o levantamento de referências estéticas, como também todas as ações de criação e planejamento de produção e espacialização da ideia. Metodologias para o envolvimento das turmas de alunos nesta etapa final de produções também serão discutidas. Ao final do encontro, cada educador terá elaborado a projética da cenografia digital da mostra artística de sua cidade. O segundo encontro será realizado nos dias 30 e 31 de maio e abordará as orientações técnicas e estéticas para a finalização dos materiais audiovisuais produzidos para a mostra artística de cada cidade.

 

A reciclagem dos arteducadores é uma ação contínua do programa que estabelece uma agenda de encontros no decorrer do ano. “O objetivo do workshop é orientar a integração da arte digital nas mostras artísticas de cada cidade, as quais acontecerão a partir de junho. Por isso, a participação de cada cidade é muito importante, pois irá contribuir diretamente para o sucesso das mostras, além favorecer a troca de experiências entre os arteducadores ”, diz a coordenadora da oficina de arte digital e do curso de Pós-Gradução Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC Minas, Renata Alencar.

 

Segundo a coordenadora executiva  do programa TIM ArtEducAção em Minas Gerais e coordenadora do Workshop, Virgínia Bittencourt Moura,  a capacitação dos participantes é uma preocupação constante do programa e os resultados sempre são positivos a cada encontro. “O workshop representa um grande avanço para a construção das mostras artísticas de cada cidade, pois a arte digital potencializa os trabalhos e eleva a qualidade. Para nós, é um verdadeiro divisor de águas para o TIM ArtEducAção, afinal são 5 anos de muito sucesso e reconhecimento. As cidades poderão abusar ainda mais da criatividade na construção dos espetáculos, que serão belíssimos e inesquecíveis”.

 

“A realização do workshop é de extrema importância para o progresso e o desenvolvimento das oficinas. É uma oportunidade única de troca de informações e experiências entre os arteducadores e os profissionais que ministram os cursos. Esta reciclagem traz um elemento motivador que o arteducador leva para dentro das oficinas e passa para os alunos”, afirma a articuladora Ana Luísa Barroso.

 

Em Barbacena, 250 vagas são ofertadas para alunos de nove escolas da rede pública, direta e indiretamente, para as oficinas de ballet, dança de rua, dança contemporânea, teatro, contação de história e arte digital. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR).

 

TIM ArtEducAção

 

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

SERVIÇO

 

Workshop de Arte Digital TIM ArtEducAção

Data: 9, 10, 30 e 31 de maio

Local: Hotel Sion Belo Horizonte (Av. Uruguai, 1010, Sion, Belo Horizonte)

 

Público: Todos os arteducadores da oficina de arte digital do Programa TIM ArtEducAção.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: