26
26/02/2020

Publicidade

Inscrições para Festival de Fotografia de Tiradentes terminam neste sábado

Termina neste sábado, dia 15 de fevereiro, o prazo para a inscrição de trabalhos a serem apresentados durante a décima edição do Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta, que acontecerá entre 18 e 22 de março deste ano. Saiba +

0001 Foto Em PautaAbertas no último dia 1º de fevereiro, as convocatórias para apresentação de portfólio e exposição coletiva na cidade histórica de Tiradentes estão mobilizando artistas da fotografia de todo o país. As inscrições para os interessados em participar das duas convocatórias devem ser feitas por meio de formulário próprio no site do Festival (fotoempauta.com.br/festival2020). Ali poderão ser obtidas outras informações a respeito da participação no evento. É importante lembrar que essas inscrições só podem ser feitas até este sábado, dia 15 de fevereiro.

Apresentação de portfólios

A apresentação pública e aberta de portfólios no Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta é destinada aos que usam a fotografia como experiência artística. Serão 20 artistas selecionados, que terão espaço para apresentar seus trabalhos no sábado, dia 21 de março, de 11 às 17h, durante o evento. Artistas que foram selecionados para apresentação do portfólio nas edições 2018 ou 2019 não poderão participar este ano. Casos omissos relativos a esta convocatória serão solucionados pela Comissão de Seleção e pela direção do Festival. O portfólio tem de ser enviado para a Comissão de Seleção no formato PDF, arquivo com tamanho máximo de 15 MB, com preferência para um corpo de trabalho ou série. É indispensável a presença do artista em Tiradentes para a apresentação do trabalho, durante o Festival. Não será aceito o envio de representante. Custos de viagem e hospedagem ficam por conta do artista.

Exposição coletiva

Em sua décima edição, o Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto em Pauta propõe a construção de identidades como tema para sua exposição coletiva. “Quem sou eu e como me dou a conhecer? Como o outro se mostra e quer ser reconhecido? A formação da identidade passa por temáticas que remetem à tradição, ao parentesco e aos territórios que habitamos. Estes são pontos de grande importância frente às questões de gênero, de raça e das minorias, que se mostram cada vez mais urgentes para uma compreensão da vida social e cultural da sociedade contemporânea”, observa o texto da convocatória.

“A representação de si e do outro foram e são temas amplamente abordados ao longo da história da fotografia. Dos autorretratos às fotografias de cunho etnográfico, a imagem fotográfica tornou-se um meio de exploração frutífero das identidades”, lembra o texto. “Em um mundo cada vez mais permeado por imagens, nos voltarmos à concepção das identidades é, também, uma tentativa de compreender a forma que nos mostramos e como nos deixamos reconhecer através das encenações de vários papéis sociais. Desta forma, o tema escolhido nos leva também a pensar sobre a importância que as pessoas dão à própria imagem, desde sua concepção à sua circulação em diversos meios nos dias atuais”, acrescenta.

Com o objetivo de mostrar imagens que apresentem e, por vezes, problematizem as questões que permeiam a construção identitária, o Festival de Fotografia de Tiradentes abre esta chamada pública para a seleção das fotografas que irão compor a exposição coletiva do tema proposto. Cada participante poderá inscrever cinco fotografias no máximo. O formato é jpg, no tamanho de 1.200 pixels do lado maior. O resultado do processo seletivo será divulgado pelo www.facebook.com/fotoempauta, até o dia 20 de fevereiro.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.