Fragmentos vegetais estilizados compõem a mostra “Confidências da Paisagem - Espaço e Memória”

A exposição integra a agenda de novembro do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, que inclui o 1º Simpósio Regional Sudeste de Farmacognosia. SAIBA +

 

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes apresenta a exposição “Confidências da Paisagem - Espaço e Memória”, de autoria da artista Zandra Miranda, de 20 de novembro a 20 de dezembro, no Quatro Cantos Espaço Cultural (Rua Direita, 5). 

 

Em suas obras, a artista faz associações entre espaço e memória tendo como pano de fundo a paisagem cultural das Serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes, com fragmentos de espécies vegetais trabalhados em cerâmica.

 

A exposição, que abre às 20h de quarta (20), é parte da programação especial de novembro do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, que inclui a realização do 1º Simpósio Regional Sudeste de Farmacognosia e do 25º Seminário Mineiro de Plantas Medicinais, de 20 a 22 de novembro, no Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves.

 

A mostra é aberta ao público, com entrada franca, e pode ser visitada de segunda a sexta, das 11h às 17h, e sábado, das 10h às 16h.

 

Produção artística

 

“Confidências da Paisagem - Espaço e Memória” explora plasticamente as associações entre espaço e memória que são inerentes à paisagem cultural da região das Serras do Lenheiro e São José, buscando dar visibilidade às formas soterradas pelo tempo. 

 

Séries escultóricas e relevos em cerâmica e pinturas executadas com pigmentos minerais e terras extraídas da própria paisagem são os suportes escolhidos para materializar esse conjunto. 

 

Nessa coleção, essa paisagem cultural tem representados os seus aspectos mineral, geológico, histórico e ainda biológico, valorizando uma longa parceria entre as pessoas e as plantas da região. 

 

No conjunto de obras apresentado, as espécies locais que têm relevância medicinal, alimentícia, artesanal, ritual, ou histórica estão representadas na seleção abordada pela artista e trabalhadas em cerâmica, por meio da moldagem e da prensagem. 

 

São utilizados fragmentos vegetais, como folhas e caules e, com muita ênfase, as cachopas de sementes encontradas nas espécies das serras locais, porque representam a continuidade dessas valiosas espécies.

 

Exibições anteriores

 

“Confidências da Paisagem”, que representa a pesquisa plástica de Zandra realizada sob a orientação da professora Lalada Dalglish, integrou a mostra "Inconfidências da Terra”, composta por três ceramistas que apresentaram as suas pesquisas (pós-doc) tendo a cerâmica como linguagem de escolha. A mostra foi exibida na galeria do Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), localizado na Unidade da Barrafunda, na capital. 

 

Em uma montagem especial, e por indicação da professora e artista Virgínia Fróis, as obras das séries “Sementes, a pintura “Lenheiro” e “Ícones” e parte da série “Águas” foram exibidas na galeria municipal de Montemor-o-novo, no Distrito de Évora (Portugal), um espaço parceiro da Universidade de Lisboa.

 

A série “Sementes” encontra-se em exibição na Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro (Portugal) integrando o projeto “Guizos”, junto a outras peças inspiradas nas sementes portuguesas e produzidas nas instalações da Universidade de Lisboa.

 

Sobre a artista

 

Zandra Miranda, nascida em Campinas (SP), artista e professora, é graduada e licenciada em Educação Artística pela Unicamp. 

 

É mestra pela Universidade Estadual de Illinois (EUA), doutora em Artes Visuais pela Unicamp e pós-doutora pela Unesp. 

 

Atualmente, leciona no curso de Artes Aplicadas, com ênfase em Cerâmica, e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

 

Coordena também o programa de extensão “Museu do Barro”, sediado no Fortim dos Emboabas, em São João del-Rei, com atividades regulares abertas à comunidade. 

 

1º Simpósio Regional Sudeste de Farmacognosia e 25º Seminário Mineiro de Plantas Medicinais

 

Acontece em Tiradentes, de 20 a 22 de novembro, no Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, o 1º Simpósio Regional Sudeste de Farmacognosia. A edição traz a temática “seguindo as pegadas de Frei Vellozo" e promove também o 25º Seminário Mineiro de Plantas Medicinais.

 

A escolha da cidade onde nasceu Frei Vellozo, o grande homenageado do evento, tem como objetivo descentralizar o conhecimento científico e proporcionar que estudantes, pesquisadores, professores e profissionais possam participar de eventos científicos de alta qualidade.

 

O Simpósio é direcionado a docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação nas áreas de Farmácia, Farmacognosia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais, Famacobotânica, Etnobotânica, Química Analítica, Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e Cromatografia, entre outros.

 

O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas Medicinais e Tóxicas (CEPLAMT) da UFMG, em parceria com o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e o Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves.

 

Programação completa do evento: https://sbfgnosiasudeste.wixsite.com/tiradentes.

 

As vagas estão esgotadas e novas solicitações podem ser consultadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Serviço

 

Exposição “Confidências da Paisagem - Espaço e Memória”, Zandra Miranda I Campus Cultural UFMG em Tiradentes

Data: de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2019

Horário: abertura às 20h, visitação de segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 16h

Local: Quatro Cantos Espaço Cultural (Rua Direita, 5 - Tiradentes) 

Entrada gratuita 

Classificação: livre

Mais informações: (32) 3355-1257

Crédito: Lorene Souza

 

1º Simpósio Regional Sudeste de Farmacognosia e 

25º Seminário Mineiro de Plantas Medicinais

Data: 20 a 22 de novembro de 2019

Horário: das 8h às 19h30, conforme a programação

Local: Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves (Rua Direita, 168 - Tiradentes)

Programação: https://sbfgnosiasudeste.wixsite.com/tiradentes

Vagas esgotadas

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp