21
21/09/2019

Publicidade

Aniversário do Arquivo Histórico de Barbacena será celebrado no próximo dia 13

Na data, a instituição oferecerá uma visita guiada por suas instalações na Casa da Cultura de Barbacena, apresentando ao público onde se preserva o acervo que data desde o século XVIII. Saiba mais...

001 Arquivo Histrico

O Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (AHMPAS) realiza o evento “Conhecendo o Arquivo Histórico Municipal” no próximo dia 13. Na data, a instituição oferecerá uma visita guiada por suas instalações na Casa da Cultura de Barbacena, apresentando ao público onde se preserva o acervo que data desde o século XVIII.

Às 19h, a professora da UFJF, Drª. Hebe Mattos, se junta à fundadora do Arquivo Histórico, Drª Edna Resende, e ao presidente da Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal (ACAHMPAS), Dr. Sheldon Carvalho, para discutir a relação entre a memória e a História. A mesa redonda vai ser realizada no Auditório II do Instituto Federal de Barbacena.

“O objetivo desse evento é compartilhar com todos a história do Arquivo, que é um local de memória privilegiado”, explica Edna. “Não é um depósito de papéis velhos e empoeirados, como pode parecer ao senso comum. Ao contrário, suas prateleiras guardam um rico acervo documental produzido pelos habitantes da região de Barbacena, sejam anônimos ou célebres, escravos ou livres”, continua.

O acervo

O AHMPAS conta com 30 mil documentos do Poder Judiciário que vão de 1747 até 1980, entre eles inventários, processos criminais, livros de compra e venda de escravos e sesmarias. Também no Arquivo estão guardados 276 livros do Manicômio Judiciário Jorge Vaz, além de uma ampla coleção de jornais locais e regionais, contando ainda com livros e trabalhos acadêmicos sobre a história de Barbacena e região.

Grande parte desse material pode ser encontrado apenas no Arquivo Histórico. “São fontes históricas preciosas que podem fundamentar estudos sobre a região, fomentar sentimentos de formação da identidade e de pertencimento, e garantir os direitos dos cidadãos, oferecendo um acesso rápido e eficaz à informação”, afirma Edna.

O Arquivo está aberto ao público de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 17h de segunda a quinta-feira.

Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi (AHMPAS)
Rua General Câmara, 11, 2º andar, Casa da Cultura – Centro
(32) 3339-2182


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.