21
21/09/2019

Publicidade

Mostra Olhares, no Museu Casa Padre Toledo, será aberta no próximo sábado (17), em Tiradentes

A entrada é franca na abertura da exposição, às 15h do dia 17 de agosto (sábado). Saiba mais...

001 Mostra OlharesA instalação Olhares: uma narrativa do cotidiano apresenta registros fotográficos do espaço urbano de Tiradentes sob os olhares dos estudantes da Escola Estadual Basílio da Gama e é mais uma atração do Museu Casa Padre Toledo, em exposição de 17 de agosto a 08 de setembro de 2019. A abertura será às 15h do próximo sábado (17) e, até o fechamento do Museu, às 16h30, a entrada é franca. 

A proposta é decorrente da pesquisa "A identidade da população de Tiradentes/MG frente à gentrificação", desenvolvida pela mestranda Silvia Cristina dos Reis, no âmbito do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

A instalação é a síntese das vivências fotográficas educomunicativas inter/transdisciplinares, nos campos das artes, urbanidades e sustentabilidade, realizadas com alunos secundaristas da Basílio da Gama, de maio a julho deste ano, evidenciando detalhes e lugares do espaço urbano nem sempre percebidos. Nela são mesclados fotografia e pequenos textos opinativos sobre a relação que os estudantes estabelecem com a cidade, partindo das questões: "Você gosta de morar em uma cidade turística?" e "O que você mudaria em Tiradentes?". A fotografia contribuiu, nesta perspectiva, com a valorização da cultura regional, bem como o desenvolvimento da consciência crítica, diante dos processos de gentrificação na localidade.

Participam, como artistas: Cali, Felps, Lawier, Preto, Sunce Pali, Tuti, Veltti (foto da capa) e Phaniistuff. Na curadoria, além da pesquisadora Sílvia Reis, a professora da UFSJ Luciana Beatriz Chagas e a estudante Thais de Almeida.

Museu Casa Padre Toledo tem a expografia renovada 

Desde 12 de julho de 2019, dentro da programação do 51º Festival de Inverno UFMG, o Museu Casa Padre Toledo apresenta uma nova proposta expositiva, oferecendo aos visitantes a possibilidade de conhecer o cotidiano e detalhes de personagens e locais que integram a história da Inconfidência Mineira, a partir de imagens e acervos que trazem informações sobre a Casa, o Padre Toledo e também sobre a Vila de São José Del Rei.  

Nos jardins do Museu está instalada a mostra Frei Vellozo, composta por diversos painéis que contam a história desse importante botânico tiradentino do século 18. Integrante de um grupo de eminentes naturalistas da época, o brasileiro Frei Mariano da Conceição Vellozo foi responsável pela organização da obra Florae Fluminensis. A publicação traz mais de mil e quinhentas espécies de plantas, seus nomes e também seus usos tradicionais, algumas delas encontradas na região de Tiradentes.

A visitação ao Museu pode ser feita de terça a domingo em horários diferenciados e a entrada é gratuita tanto para residentes em Tiradentes, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas como para  professores e estudantes do sistema de ensino público. Estudantes e professores do sistema de ensino privado e maiores de 60 anos pagam meia entrada. 

Nos demais dias, a entrada se mantém gratuita para moradores de Tiradentes, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas e para estudantes e professores do sistema de ensino público. 

Serviço

Evento: Exposição Olhares: uma narrativa do cotidiano  

Data: 17 de agosto a 08 de setembro de 2019

Local: Museu Casa Padre Toledo I Rua Padre Toledo, 158 - Tiradentes

Horários: terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 16h30; domingos, das 9h às 15h

Entrada:

- Gratuita na data de abertura da exposição, às 15h do sábado (17) e até o fechamento do Museu, às 16h30 e, nos demais dias, para residentes em Tiradentes, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas e para estudantes e professores do sistema de ensino público (básico, fundamental, médio e superior). 

- Estudantes e professores do sistema de ensino privado e maiores de 60 anos pagam meia entrada - R$ 5,00 - e os demais públicos pagam inteira, R$ 10,00.

Mais informações: (32) 3355-1549 

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.