Trupe Circense realiza atividades culturais gratuitas em Barbacena

Culture-se!

Projeto “De Olho no Duto”, investimento social da TRANSPETRO, levará a arte do palhaço e atividades gratuitas dias 13 e 14 ao município. Saiba mais...

O projeto ‘De Olho do Duto’ chega a Barbacena - MG para dois dias de muita cultura e diversão nas comunidades Correia de Almeida e Pinheiro Grosso. Realizado em Minas Gerais pela trupe Associação Pano de Roda, com coordenação geral do projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro, a iniciativa tem como foco principal oferecer aos moradores locais um dia de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa.  Nos dias 13 e 14, a trupe se apresenta na comunidade Correia de Almeida na Escola Estadual Dep. José Bonifácio Lafayette de Andrada (Rua José Avelino, 60) e, em Pinheiro Grosso, na Associação Família de Maria / Instituto Padre Cunha (Rodovia MG 265 KM 193) e na Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo (Rua Boanerges Alves de Paula, S/Nº). 

Entre os objetivos do projeto está a aproximação da população local e a disseminação do acesso à cultura, além do fortalecimento dos vínculos entre a comunidade. A abertura do evento contará com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. A programação se encerra com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, após o término da apresentação, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores.
Os diretores e artistas da ESLIPA, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.
Para a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento  das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local”.

Pano de Roda

A Associação Pano de Roda representa o projeto em Minas Gerais e dedica-se à capacitação, ao intercâmbio e à pesquisa artística nas artes cênicas (teatro e circo). Com foco nas linguagens da arte do palhaço, do teatro de rua e do teatro em espaços alternativos, a associação busca o estímulo e a formação de grupos de estudos e redes comunitárias de cultura promovendo projetos culturais, ações em rede, processos criativos, encontros reflexivos, espetáculos e experimentações cênicas. Criada em 2003, a Associação Pano de Roda atua em cidades do interior de Minas Gerais e, eventualmente, em Belo Horizonte, outros estados e países e dialoga com uma gestão colaborativa, artistas, setores públicos e privados, comunidades e público. 


Serviço – Projeto De Olho no Duto em Barbacena

Com coordenação da ESLIPA – Escola Livre de Palhaços, a trupo circense Associação Pano de Roda realiza diversas atividades artísticas e culturais gratuitas 

Dia 13 de junho

Correia de Almeida - Escola Estadual Dep. José Bonifácio Lafyette de Andrade

Endereço: Rua José Avelino, 60

Horários: das 10h às 11h e das 15h10 às 16h 

Dia 14 de junho

Pinheiro Grosso - Associação Família de Maria / Instituto Padre Cunha

Endereço: Rodovia MG 265, KM 193

Horários: das 9h30 às 10h30 

Pinheiro Grosso - Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo

Endereço: Rua Boanerges Alves de Paula, S/Nº

Horários: das 14h às 15h

 

Imprimir

 





Nos siga noGoogle News