Trupe Circense realiza atividades culturais gratuitas em Barbacena

Projeto “De Olho no Duto”, investimento social da TRANSPETRO, levará a arte do palhaço e atividades gratuitas dias 13 e 14 ao município. Saiba mais...

O projeto ‘De Olho do Duto’ chega a Barbacena - MG para dois dias de muita cultura e diversão nas comunidades Correia de Almeida e Pinheiro Grosso. Realizado em Minas Gerais pela trupe Associação Pano de Roda, com coordenação geral do projeto do Instituto Cultural Escola Livre de Palhaços (Eslipa) em parceria com a Transpetro, a iniciativa tem como foco principal oferecer aos moradores locais um dia de atividades culturais gratuitas, incluindo espetáculo e roda de conversa.  Nos dias 13 e 14, a trupe se apresenta na comunidade Correia de Almeida na Escola Estadual Dep. José Bonifácio Lafayette de Andrada (Rua José Avelino, 60) e, em Pinheiro Grosso, na Associação Família de Maria / Instituto Padre Cunha (Rodovia MG 265 KM 193) e na Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo (Rua Boanerges Alves de Paula, S/Nº). 

Entre os objetivos do projeto está a aproximação da população local e a disseminação do acesso à cultura, além do fortalecimento dos vínculos entre a comunidade. A abertura do evento contará com a presença de palhaços, malabaristas e pernas-de-pau, tocando seus instrumentos, cantando músicas e convidando o público para participar da programação. A programação se encerra com a roda de conversa, um bate-papo entre os artistas e moradores, após o término da apresentação, para identificar as manifestações artísticas existentes nas comunidades e fortalecer as iniciativas culturais dos moradores.
Os diretores e artistas da ESLIPA, Richard Riguetti e Lilian Moraes, destacam que o objetivo do projeto é promover a cidadania, os direitos humanos, a inclusão social e o respeito à diversidade humana e cultural das comunidades. “Todas as atividades do projeto serão realizadas em espaços públicos abertos, com o compromisso de promover o diálogo permanente entre os artistas e a comunidade, para identificar, potencializar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais de cada região”, explicam os artistas.
Para a Transpetro, "o projeto tem premissas básicas de transformação social, calcadas na formação cidadã, no engajamento  das comunidades, na atuação forte da divulgação dos canais de comunicação e ações e informações preventivas, além do desenvolvimento do senso de pertencimento local”.

Pano de Roda

A Associação Pano de Roda representa o projeto em Minas Gerais e dedica-se à capacitação, ao intercâmbio e à pesquisa artística nas artes cênicas (teatro e circo). Com foco nas linguagens da arte do palhaço, do teatro de rua e do teatro em espaços alternativos, a associação busca o estímulo e a formação de grupos de estudos e redes comunitárias de cultura promovendo projetos culturais, ações em rede, processos criativos, encontros reflexivos, espetáculos e experimentações cênicas. Criada em 2003, a Associação Pano de Roda atua em cidades do interior de Minas Gerais e, eventualmente, em Belo Horizonte, outros estados e países e dialoga com uma gestão colaborativa, artistas, setores públicos e privados, comunidades e público. 


Serviço – Projeto De Olho no Duto em Barbacena

Com coordenação da ESLIPA – Escola Livre de Palhaços, a trupo circense Associação Pano de Roda realiza diversas atividades artísticas e culturais gratuitas 

Dia 13 de junho

Correia de Almeida - Escola Estadual Dep. José Bonifácio Lafyette de Andrade

Endereço: Rua José Avelino, 60

Horários: das 10h às 11h e das 15h10 às 16h 

Dia 14 de junho

Pinheiro Grosso - Associação Família de Maria / Instituto Padre Cunha

Endereço: Rodovia MG 265, KM 193

Horários: das 9h30 às 10h30 

Pinheiro Grosso - Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo

Endereço: Rua Boanerges Alves de Paula, S/Nº

Horários: das 14h às 15h

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.