Mais de 161 mil condutores mineiros já possuem CNH Digital

Levantamento realizado pelo Detran-MG coloca estado no 3º lugar no ranking nacional. Saiba mais...

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em sua versão eletrônica, vem sendo disponibilizada pela Polícia Civil de Minas Geraishá quase um ano e quatro meses. Como resultado, a CNH digital já tem a adesão de mais de 161 mil condutores mineiros.

De acordo com o levantamento realizado na última semana pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Minas Gerais aparece em 3º no ranking de CNHs eletrônicas emitidas em todo o país.

Para aderir ao documento, o condutor precisa ter a carteira impressa com o código bidimensional (QR-Code). Em Minas Gerais, da população de 6,9 milhões de condutores, mais de 3,5 milhões já possuem a CNH em papel com QR Code e podem solicitar a versão digital da habilitação.

Desde o fim do ano passado, para solicitar a CNH eletrônica, não é mais necessário Certificado de Digital ou ir pessoalmente ao Detran-MG. Basta realizar o cadastro no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e baixar o aplicativo gratuito “Carteira Digital de Trânsito”, disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS e Android.

Para garantir a identidade do condutor, o aplicativo utiliza o QR Code da CNH impressa e o reconhecimento facial, comparando a imagem da foto com o banco de dados do Denatran. A validação do documento é concluída com o número do celular e a chave criada para acessar o aplicativo.

A CNH Digital armazena todas as informações da versão impressa e, por isso, tem o mesmo valor jurídico do documento em papel. Ela é acessível até mesmo sem necessidade de conexão com a internet. A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória para fins de fiscalização e a falta do documento gera multa de R$ 88,38, além de três pontos na carteira e a retenção do veículo. O Detran-MG recomenda, portanto, que os motoristas que utilizam a versão digital cuidem para que o dispositivo eletrônico esteja funcionando no momento da abordagem.

Para o motorista que ainda não tem a carteira com QR-Code e deseja obter a CNH Digital, é necessário solicitar a segunda via da habilitação ou antecipar a renovação. Nesses casos, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) poderá ser emitido no site do Detran-MG. Além da CNH Digital, o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” permite que o condutor tenha no celular a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também será disponibilizada para os proprietários de veículos registrados em Minas Gerais nos próximos meses, após finalizada a adequação do sistema.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.