Morre aos 60 anos o Cônego Antônio Eustáquio Barbosa

Depois de finalizar a programação do 52º Jubileu de São José Operário, Cônego Antônio Eustáquio morre em capela Nova, sua cidade natal, durante uma partida de futebol com amigos. LEIA MAIS...

OBITUÁRIO

Morre aos 60 anos o Cônego Antônio Eustáquio Barbosa

Depois de finalizar a programação do 52º Jubileu de São José Operário, Cônego Antônio Eustáquio morre em Capela Nova, sua cidade natal, durante uma partida de futebol com amigos.

Faleceu por volta das 17h30 desta segunda-feira, dia 11 de Abril, o Cônego Antônio Eustáquio, Pároco responsável da Basílica de São José Operário, em Barbacena. Aos 60 anos, Cônego Antônio Eustáquio sofreu um infarto fulminante durante uma partida de futebol com amigos de Capela Nova, sua cidade natal, e lugar que escolheu para descansar após terminar a elaboração da programação do 52º Jubileu de São José Operário, que acontece entre os dias 21 de Abril e 1º de Maio.

O corpo do Cônego Antônio será velado durante a madrugada na Basílica de São José Operário, e haverá missa às 8 e às 10 horas da manhã, e às 14 horas a última missa de corpo presente. Por volta das 15h30 seu corpo será levado para Capela Nova onde será enterrado ao lado de seus pais Amantino e Therezinha Gonçalves Barbosa, na quarta-feira, dia 13, às 10h00 no cemitério municipal.

Desde o anúncio do falecimento do Cônego, moradores do bairro São José, amigos, familiares e vários sacerdotes de várias paróquias da região começaram a chegar à Basílica, onde vai acontecer o velório. Dentre os amigos, o Vigário Episcopal de Barbacena, Padre Giovane Luiz da Silva, que falou com exclusividade ao BarbacenaMais sobre o cônego. “O Cônego Antônio Eustáquio é um grande irmão e deixa para nós um grande testemunho de devoção à Nossa Senhora, de trabalho pela comunidade presbiterial e um censo muito grande de solidariedade”, falou o  pároco, explicando que estas impressões sobre o cônego ele as teve pela convivência ao longo dos anos.

Ainda segundo o Vigário Episcopal Geovani Luiz, o Jubileu de São José Operário será realizado conforme o previsto, por se tratar de um evento que ultrapassa as fronteiras de Barbacena e dos Campos das Vertentes. “Será importante que realizemos o jubileu para que possamos dar continuidade neste grande trabalho de evangelização”, finaliza o vigário.

SOBRE O CÔNEGO ANTÔNIO EUSTÁQUIO

Antônio Eustáquio Barbosa nasceu em 12 de Outubro de 1955, em Capela Nova, Minas Gerais. Filho de Amantino e Therezinha Gonçalves da Silva, era o segundo filho mais velho de nove irmãos. Foi ordenado padre em 29 de Julho de 1979 por Dom Oscar de Oliveira em cerimônia realizada na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Como padre, atuou nas cidades de Entre Rios de Minas, Goiânia, Mariana, Ponte Nova, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Alto Rio Doce. Em janeiro de 2007 veio para Barbacena onde inicialmente foi sacerdote na Igreja de São Sebastião. Logo após passou a auxiliar o Padre Geraldino na Basílica de São José, onde ficou até o final de sua vida. 

Dentre as várias obras realizadas durante o tempo em que esteve à frente da Paróquia de São José Operário consta, dentre outras, a construção do Palanque para a realização de grandes eventos religiosos no adro da igreja, a reforma da casa paroquial, a construção e montagem do Memorial do Jubileu de Ouro, a reforma de todo o sistema de sonorização. Cônego Antônio Eustáquio introduziu os casamentos comunitários, as novenas de São Peregrino, a Aliança da Misericórdia, dentre outras tantas ações sociais que manteve durante todo o tempo em que foi pároco da basílica.


 

Notícia atualizada às 10 horas do dia 12/04/2016.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp