Morre aos 90 anos o empresário italiano de coração barbacenense, Gino Calvi . LEIA MAIS...
BARBACENA
Morre o eterno Rei da Noite de Barbacena
Um dos maiores empreendedores da história de Barbacena, o empresário italiano Gino Calvi, morreu no final da tarde desta sexta-feira, dia 12, em sua residência. Vítima de um câncer que o afastou nos últimos dois anos de suas atividades à frente do restaurante Gino´s Il Candelabro, Gino completou 90 anos em 11 de novembro de 2015.
O velório acontece na Capela Mortuária Santa Terezinha, da Igreja da Boa Morte, e o sepultamento acontecerá às 16 horas no Cemitério da Boa Morte.
Giacinto Calvi era viúvo de Elge Ausônia Piacesi, e deixa as filhas Vanna Rossana Calvi e Marilda Calvi Barros, casada com o empresário Maurício Barros e mãe de Rossana e Marcella Calvi Barros.
GINO E SUA HISTÓRIA
O Romance que atravessou o Atlântico
Gino Calvi, um jovem proveniente da cidade litorânea de Bari, morava em Roma lá pelos idos de 1951. Pelas artimanhas do destino conheceu Elge Ausônia, que apesar do nome e dos traços italianos, era na verdade uma bela brasileirinha, filha da tradicional família Piacesi, de Barbacena.
Roma = Romântico e Gino + Elge = Paixão. Uma paixão que ignorou distâncias e fronteiras. Tanto que pouco depois do retorno de Elge, Gino não resistiu e veio atrás de sua paixão e de seu destino. Gino e Elge casaram-se.
O GINO´S
Após experiência profissional no Rio de Janeiro, Gino estabeleceu-se definitivamente em Barbacena, onde em 1957 inaugurou o Gino´s Pizzeria. Eram tempos de transformações no Brasil e no mundo. Em Barbacena, a cidade provinciana dava lugar a um ambiente mais cosmopolita, e certamente o Gino´s contribuiu muito para isso.
A casa trazia decoração inovadora que a distinguia de tudo que existia na época. Garçonetes uniformizadas encarregaram-se do atendimento enquanto Gino Calvi dava o tom do que viria a ser a coqueluche do momento. Logo o Gino´s Pizzeria ficou pequeno para tanta badalação.
A resposta foi a construção de um complexo gastronômico e de lazer. Inaugurado em 21 de dezembro de 1967 foi batizado de Restaurante, Churrascaria, Pizzaria Gino´s Il Candelabro.
A nova casa ampliou seus serviços passando a servir massas de fabricação própria, cozinha mineira, italiana e internacional. Desde então o Gino´s recebe gerações de homens, mulheres, artistas e políticos, enfim, todos que ajudaram a construir a tradição sociocultural da casa em Barbacena e região.
Hoje, o Gino é parte da história e da cultura da cidade. É praticamente impossível não associar o Gino´s a algum fato social, cultural e até político na história recente da cidade. E poucas cidades brasileiras podem se orgulhar em ter uma casa tão marcante e com tanto carisma quanto o Gino´s Il Candelabro.
O HIRONDELLES
Boate. Danceteria. Discoteca. Discofashion. Casa de Shows. Fort Country. Restaurante. Quando o visionário Gino Calvi em 1967 integrou o projeto do então prefeito Simão Tamm Bias Fortes e do arquiteto Hilton da Paixão Grossi, ele sonhou para Barbacena ter a primeira casa noturna da cidade, e no maior e mais moderno parque de exposições e lazer do estado de Minas Gerais. Assim nasceu o Hirondelles, inaugurado em 1969, e que teve seu nome em homenagem ao galpão onde foi construído, o “Durval Garizo Becho Andorinho”, que em francês teve seu Andorinho transformado em Hirondelles, por ideia de Gino e Simão.
A efervecência dos anos 70 levava para a discoteca e o restaurante Hirondelles os nomes mais poderosos. Ali era lugar comum para se discutir os rumos da cidade, os investimentos, a política, e principalmente, era o palco de diversão da sociedade barbacenense. Com um loft na área superior, com direito a um fusca pendurado de cabeça para baixo, drinques que se tornaram sensação e a exuberância dos tempos de rock´n roll e bossa nova, que passaram pelas mudanças vividas pelo país na moda, na música, na política, no jeito de viver a vida.
Sempre à frente do seu tempo, no início dos anos 90 Gino resolveu mudar o foco de seu empreendimento, e criou o Hirondelles Fort Country, a maior casa do interior mineiro com foco em música country. Em 21 de abril de 1993 nascia o novo Hirondelles, com ambientes distintos, a casa recebeu um loft moderninho para a musicalidade dos anos 80 e 90, espaço pub de jogos, touro mecânico, palco para shows, e a diversão foi garantida para todos daquela nova geração.
Pelo palco do Hirondelles passaram o The Cows, que fez grande temporada na cidade, Vítor & Léo, ainda desconhecidos do grande público, Skank, João Penca, Tigres de Bengala, LS Jack, Tihuana, Inimigos do Rei, Olodum, Pato Fú, Banda Beijo, Bartucada, Júnior Marvin (Wailers), Friends (Tenessee), Cláudio Zoli, Ritchie, Vinícius Cantuária; além de bandas como Beatles Forever, Lúdica Música, e todas as bandas de Barbacena, como os Los Bassouras, Vó Josefa. Eventos como Garoto & Garota Fort Country, festas da Medicina e Direito, barracas da Exposição, Noites do Enduro, jantares de criadores de cavalos e gado, restaurante das provas de hipismo: o Hirondelles sempre foi versátil e cabia todo tipo de diversão dentro de suas instalações.
E o Fort Country foi a principal atração da noite barbacenense, sempre sob os cuidados de Gino Calvi e sua família, das filhas Marilda e Vanna, ao genro Maurício e às netas Marcella e Rossana. Era a casa dos ‘boys’, dos cadetes, dos moderninhos, dos sertanejos, dos mais velhos, mais novos. Foi a primeira experiência noturna de várias gerações, e uma casa noturna como nunca haverá outro igual na cidade. Promoters como Cláudio Prenassi, Marco Antônio Dias, Kátia Cilene, Debora Marcier, Aline Badaró e Aeropub JF assinaram uma infindável lista de eventos que marcaram época na cidade.
Em abril de 2009, a Prefeitura passou a ser a responsável pelo espaço, que perdeu as suas características e se tornou o Spazio Gino Calvi, o portão de entrada do Parque de Exposições “Senador Bias Fortes”.
Na madrugada do dia 24 de Julho de 2015, o que restou de toda a história - que não se conta em linhas, mas em milhares de lembranças e recordações de todos aqueles que por ali passaram – chegou ao fim, com o incêndio da estrutura física do Spazio Gino Calvi.
Gino nunca soube que o Hirondelles havia se incendiado. A família o poupou da triste notícia de uma de suas mais apaixonantes obras, levadas com o fogo mas não apagadas da memória de Barbacena.
Imagens do Giornale do Gino, edição especial concebida por Gino e realizada por Edson Brandão e Sabrina Doumith para as comemorações dos 50 anos do restaurante Gino´s Il Candelabro.
Kátia Cilene
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.