Obituário | Barbacena perde a pianista Neyde Gonçalves

Professora e musicista faleceu na noite deste domingo, aos 92 anos

A pianista Neyde Gonçalves – 16/09/1928 – 03/01/2021 (Foto: Reprodução/Blog Radiodifusão)

Faleceu na noite de ontem, domingo (03), em Barbacena, aos 92 anos, a professora e pianista Neyde Maria Dias da Cruz Gonçalves. Neyde era filha do jornalista Paulo Emílio Gonçalves, herdeiro do célebre jornal “Cidade de Barbacena”, e de Nair Dias da Cruz, que se casaram em 1915.

Desde cedo, teve seu talento reconhecido para o piano e, certamente, por influência de seu irmão, José Mauro, que foi diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e personalidade marcante da cena cultural da então capital do Brasil, se dedicou ao estudo da teoria e execução musical, se tornando uma das musicistas mais conhecidas de Barbacena.

Professora particular de piano, Neyde Gonçalves formou gerações e gerações de jovens pianistas. Entre as décadas de 1960 e 1970, suas audições de final de ano eram muito concorridas, sendo até transmitidas ao vivo pelas emissoras de rádio locais.

Neyde era tia do editor do Portal Cidade de Barbacena, Paulo Emílio Gonçalves Neto. Segundo nota da família, não haverá velório e o sepultamento ocorrerá ainda na manhã desta segunda-feira (04).

(Colaboração: Edson Brandão)


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: