07
07/12/2019

Publicidade

Morre aos 65 anos o médico e pesquisador Dimas Vidigal

Faleceu no final da tarde desta quarta-feira (10) o médico urologista Dimas José Araújo Vidigal, titular da Sociedade Brasileira e Panamericana de Urologia. Conselheiro e Delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais.  Saiba mais...

001 Dr Dimas Consultrio

Faleceu no final da tarde desta quarta-feira (10) o médico urologista Dimas José Araújo Vidigal, titular da Sociedade Brasileira e Panamericana de Urologia. Conselheiro e Delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. 

Nascido em Barbacena, Dr. Dimas tinha 65 anos e formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1976-1981). Era mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutor em Cirurgia pela mesma instituição (2010). Fez Residência Médica em Urologia no Hospital Felício Rocho, Belo Horizonte (1981-1984), era especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e médico cooperado da Unimed de Barbacena desde sua fundação.
 
Era médico urologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS onde, em 1985, realizou o primeiro transplante de rins no interior de Minas Gerais. Foi também Professor de Urologia da Faculdade de Medicina de Barbacena (1985-2001) e respeitado pesquisador, tendo como estudo a finasterida e testosterona e como animal de experimento o Hamster "Mesocricetus auratus".
 
Incansável pesquisador, Dimas Araújo Vidigal foi detentor do prêmio pesquisa em Urologia, " Prof. Apparicio deAssis".  Apresentava-se profissionalmente afirmando que seus objetivos sempre foram fazer um trabalho de excelência, vencer desafios e trabalhar em equipe para vencer junto de alguém. Deixou o exemplo de sua trajetória para seus alunos e colegas de profissão: "Busco constantemente o conhecimento. Valorizo o erro como forma decrescimento.", dizia ele.
 
No início dos anos 2000 realizou em Barbacena um dos mais importantes congressos científicos de Urologia do Brasil, quando homenageou a memória do falecido urologista João Fonseca, um ícone da área médica que havia sido um de seus inspiradores em sua carreira.
 
O Dr. Dimas deixa esposa, uma filha e um filho.
 
O Diretor-Geral do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, ressaltou o caráter pioneiro do Dr. Vidigal: "Lamentamos a perda inestimável do Dr. Dimas Vidigal. Era um dedicado profissional, pioneiro em sua especialidade e um pesquisador respeitado. Neste momento de dor, pedimos a Deus que conforte a família".
 
O velório acontece na Associação Médica de Barbacena até às 13h de hoje (11/04). Em seguida, o corpo será encaminhado para cremação.

REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.