ALMG e TRE firmam parceria para estimular o voto

Ação tem como objetivo conscientizar população sobre a importância das eleições, mesmo no contexto da pandemia.

Com o objetivo de estimular a população a ir às urnas para as eleições deste ano, que vão se realizar no próximo mês, ainda no contexto da pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) firmaram parceria, na manhã desta quinta-feira (15/10/20).

O presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e o presidente do TRE, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, assinaram um termo de cooperação, em cerimônia no Salão Nobre. O objetivo é promover uma campanha de caráter educativo, informativo e de orientação social quanto à importância do voto, além de estimular o comparecimento às urnas nas eleições municipais, consideradas as devidas medidas de segurança adotadas pela Justiça Eleitoral.

Na solenidade, o presidente da ALMG enfatizou que é desafiador o momento em que as próximas eleições vão ocorrer, por conta da pandemia, e também abordou a importância do voto. "As eleições são o ponto máximo da soberania popular. A conquista desse direito se deu de forma árdua e sua manutenção e ampliação são de salutar importância para o aperfeiçoamento da democracia", disse, acrescentando que as eleições são um instrumento de promoção da mudança política e social.

Ele se disse preocupado com os números de abstenção das últimas eleições. Como exemplo, citou que, em 2018, 20,3% dos eleitores do País não votaram, o maior percentual dos últimos 22 anos. Essa porcentagem corresponde a quase 30 milhões de eleitores brasileiros que não foram às urnas. Na opinião de Agostinho Patrus, esse dado também justifica a parceria com o TRE-MG e a necessidade de se realizar uma campanha estadual de incentivo ao voto.

Leia a matéria na íntegra.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: