Aeronáutica divulga novos cronogramas de três Processos Seletivos

Candidatos devem se atentar às novas datas para realização das etapas das seleções; confira as mudanças. SAIBA+

Comando da Aeronáutica divulgou novos calendários de eventos de três Processos Seletivos destinados à admissão de 81 profissionais, para o curso de formação de oficiais de ano de 2021. Vale ressaltar que dentre todas essas chances, há vagas destinadas à formação de cadastro reserva.

Os documentos publicados (edital retificado) referentes a cada seleção, estabelecem mudanças no cronograma com novas datas para dar continuidade às etapas. Desta forma, a realização das provas escritas para os três Processos Seletivos fica prevista para o dia 11 de outubro de 2020.

Anteriormente, em virtude da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), algumas etapas destes Processos Seletivos tiveram que ser suspensas e outras passaram por mudanças e ajustes.

Seleções

Estará habilitado à matrícula, o candidato que atender a todas as condições dispostas no edital, tais como: ser brasileiro nato, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil; ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final e por ocasião da Validação Documental, o Certificado, Diploma ou declaração de conclusão, acompanhado do Histórico Escolar do referido curso, expedidos por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão oficial federal, estadual, distrital, municipal ou regional de ensino competente; não possuir menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso e estar quite com as obrigações eleitorais.

Sendo assim, os cursos disponíveis para esse Processo Seletivo são distribuídos das seguintes formas:

  • EA CFOINF 2021: Formação de oficiais de infantaria da Aeronáutica (28);
  • EA CFOINT 2021: Formação de oficiais intendentes (35);
  • EA CFOAV 2021: Formação de oficiais aviadores (18);

As inscrições foram recebidas a partir das 10h do dia 28 de fevereiro de 2020 até às 9h do dia 19 de março de 2020 (horário de Brasília), no endereço eletrônico do exame. O valor da taxa de inscrição a ser pago pelo candidato é de R$ 70,00 até o 1º dia de abril de 2020.

Para requerer a isenção de pagamento da taxa de inscrição o candidato teve que acessar o endereço eletrônico do Exame durante o período de inscrição, conforme estabelecido no Calendário de Eventos, preencher obrigatoriamente o requerimento informatizado de solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição, com todos os dados solicitados, clicar na opção de isenção de pagamento da taxa de inscrição e declarar:

  • ser membro de "família de baixa renda", nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de Declaração de que atende à condição estabelecida; e
  • estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do próprio Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico, existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); ser membro de "família de baixa renda", nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de Declaração de que atende à condição estabelecida; ou
  • ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

Quanto à classificação constará de Provas Escritas; Inspeção de Saúde (INSPSAU); Exame de Aptidão Psicológica (EAP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e Validação Documental. E, para lhe auxiliar nos estudos, adquira a Apostila Digital deste certame em nosso site.

As provas escritas podem ser realizadas nas seguintes localidades: Belém - PA, Recife - PE, Salvador - BA, Natal - RN, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, Barbacena - MG, São Paulo - SP, Curitiba - PR, Campo Grande - MS, Pirassununga - SP, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Manaus - AM, Porto Velho - RO e Boa Vista - RR.

Estará habilitado à matrícula, o candidato que atender a todas as condições especificadas no item 7.1 do edital.

Os cursos terão validade de dez dias corridos, a contar da data do início do curso. Para mais informações, acesse os editais disponíveis em nosso site para consulta.

Jornalista: Juan Gonçalves

Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: