06
06/06/2020

Publicidade

8 de Maio | EPCAR enaltece o Dia da Vitória da II Guerra Mundial

Comandante Silva Mendes conversa com ex-combatente João Rodrigues. SAIBA +

PHOTO 2020 05 08 16 42 31 1

Ex-combatente João Rodrigues recebendo a mensagem do comandante da EPCAr

Em todo o mundo as cerimônias em comemoração dos 75 anos do final da Segunda Guerra Mundial acontecem em condições restritas devido à pandemia. Em Barbacena, foi cancelada a solenidade militar da Epcar, que ocorre anualmente em frente ao monumento ao Soldado Desconhecido. A Prefeitura cancelou a entrega da "Medalha do Dia da Vitória Expedicionário Álvaro Jabur", maior distinção do Município.

A solenidade do Dia da Vitória na cidade é presidida pelo comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Hoje o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes enalteceu a data em contato virtual com o remanescente pracinha barbacenense João Rodrigues da Costa, de 96 anos, em emocionante diálogo. (veja o vídeo).

Afirmou o Brigadeiro Silva Mendes: " Ao lhe prestar a continência, o comprimento nesta data pela sua atuação como rádio telegrafista durante a guerra. O senhor foi um dos mais jovens recrutados para aquele período. Teve que enfrentar o inverno europeu muito rígido e conseguiu vencer todas as dificuldades e os desafios. Então, o mundo e a população mundial em geral devem muito ao que o senhor e os seus colegas pracinhas fizeram na Itália".

O expedicionário João Rodrigue agradeceu: "Senhor Brigadeiro, eu lhe agradeço a sua gentileza de reconhecer isto. Fizemos o que pode ser feito, lutamos. Graças a Deus conseguimos vencer. Então, eu fico muito grato pela sua atenção, com a sua generosidade, falando com um simples soldado como eu, mas tenho a satisfação de receber o vosso cumprimento e fico muito satisfeito em receber o seu cumprimento".

Concluiu o Brigadeiro: "Muito obrigado, eu que agradeço ao senhor. O senhor sabe que recentemente eu acabei de ler um livro de Winston Churchill, em que ele fala em discurso no parlamento britânico, reconhecendo o valor das tropas brasileiras. Foi um discurso totalmente espontâneo em que ele reconhece o valor das nossas tropas e o senhor é um representante destes valorosos soldados. Novamente eu presto aqui, agora de pé, a minha continência ao senhor. Muito obrigado"!

Do Brasil, 25.334 patriotas formaram a Força Expedicionária Brasileira, sendo que 454 morreram na Itália. A Ordem do Dia do Ministério da Defesa, assinada pelo ministro Azevedo e Silva, e pelos comandantes das três Forças Armadas, respectivamente, Almirante Ilques Barbosa, General Edson Pujol, Brigadeiro Moretti Bermudez destaca: " O esforço de guerra nos deixou lições que vão além dos evidentes atos de bravura. Foi mobilizado o espírito da nação brasileira, que se uniu, aceitou sacrifícios, enfrentou o medo de perder seus filhos e se entregou à defesa dos valores da nossa gente... O dia 8 de maio é um marco para a liberdade que exercemos".

PHOTO 2020 05 08 17 08 25

Comandante Silva Mendes conversa com ex-combatente João Rodrigues


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.