Defensoria Pública amplia atuação de mediação de conflitos em escolas no Estado

Programa Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar será interiorizado, inicialmente, para três cidades: Passos, Janaúba e Neves. LEIA MAIS...

MINAS

 

Defensoria Pública amplia atuação de mediação de conflitos em escolas no Estado

A Defensoria Pública de Minas Gerais está ampliando o Programa Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC), criado em 2012, para o interior do Estado. O projeto que foi implementado inicialmente nas cidades de Contagem, Sabará e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, capacita e orienta a comunidade escolar a lidar com os conflitos diários comuns nas escolas, principalmente os que envolvem adolescentes vai seguir para Passos, Janaúba e Neves.

Ameaças, lesão corporal, agressões verbais e até uso de drogas estão entre os conflitos que vêm sendo trabalhados pelo projeto. Além de treinar estudantes, professores e servidores para lidar com essas questões por meio de técnicas auto compositivas, o MESC também prevê a implantação de uma Sala de Mediação nas escolas.

Atualmente, o programa está vigente na Escola Estadual Renato Azeredo, na cidade de Vespasiano, na Escola Estadual Maria de Salles Ferreira, em Contagem, e na Escola Estadual Jorastro Viana Passos, em Sabará. A Defensoria Pública está em fase de interiorização do projeto e acaba de formar cerca de 30 multiplicadores, defensores públicos estaduais, que irão atuar em três escolas do interior, nas cidades de Passos, Janaúba e Neves.

O pontapé inicial para levar o MESC se dá por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) em parceria com as prefeituras, a nível municipal, ou pelas Superintendências Regionais de Educação, ligadas à Secretaria de Estado de Educação, a nível estadual. Além destas três cidades, já há mais duas com interesse manifesto: Betim e Camanducaia.

De acordo com a defensora pública, autora e coordenadora do Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, hoje em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, o MESC se baseia em critérios de avaliação para ser implementado nas unidades escolares. “O projeto iniciou por escolas com alta vulnerabilidade social”, justifica Francis.

Ainda segundo a idealizadora e coordenadora, o lema do projeto é “Paz em ação” e busca trabalhar diuturnamente focado não só em fazer acordos, mas visando as relações pessoais no ambiente escolar. Ela enfatiza a importância da utilização da mediação como instrumento para melhorar a qualidade das relações de modo global nas escolas, com reflexos na qualidade do ensino e na melhoria do ambiente escolar. 

“Não podemos pensar que a paz é um bem individual, é preciso trabalhar as relações pessoais para que as partes se entendam e tornem a paz coletiva. É preciso aprender a lidar com os conflitos, daí a necessidade de uma mediação transformadora”, ilustra Francis.

Para a aluna Cintia Santos, 17 anos, da Escola Estadual Renato Azeredo, na cidade de Vespasiano, uma das três escolas onde o projeto já está efetivado, o MESC pode ser um dos pilares para transformação efetiva das relações pessoais nas escolas do Estado.

“Eu sou rodeada de amigos, faço parte de grupos sociais e a mediação veio para dar suporte para toda a minha vida, porque eu lido com pessoas o tempo todo e agora vou poder ajudar também”, relata a estudante.

A utilização de métodos de mediação de conflitos dentro de escolas públicas foi uma das práticas finalistas do 12º Prêmio Innovare, na categoria Defensoria Pública. A DP está com o Termo de Cooperação Técnica vigente para ser implementado nas escolas de todo estado cada vez mais, à medida que houver a demanda e o interesse de parceiros a nível municipal e estadual, na capital e no interior.

Implementação                                            

A iniciativa é composta de três fases. Primeiramente, são feitas palestras para sensibilizar a comunidade escolar da importância da ferramenta da mediação. Na segunda fase, são realizados cursos, com carga horária de 40 horas, onde são ministrados temas como conceitos e princípios da mediação, noções de cidadania, linguagens corporal, verbal e emocional e relações de convivência.

Nos cursos são abordados temas como democracia na escola, como se implementa o projeto na escola, como trabalhar o protagonismo juvenil no ambiente escolar, como capacitar os agentes e o que é possível entender como conflito. Ao final do curso, os participantes apresentam um trabalho de conclusão ou assinam um termo de adesão ao projeto MESC.

 

A terceira fase consiste na implementação das ações, quando a Sala de Mediação começa a funcionar nas escolas. “Nessa fase, nós fazemos o acompanhamento supervisionado até que tenhamos certeza de que aquela escola pode seguir o projeto sozinha. Todo o processo desde a sensibilização até a etapa final dura cerca de um ano e meio”, explica a idealizadora e coordenadora do MESC, Francis.


 

Defensoria Pública – Central de Imprensa - SEGOV

FOTO (Crédito): Divulgação / Defensoria Pública 

                                                                         

 

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página. 
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp