O Orador Oficial da noite será o Acadêmico Rafael Oliveira (Cadeira 05)
Casa de Sobral Pinto empossa Jurista Luciano Alencar
O Jurista barbacenense Luciano Alencar da Cunha será empossado na Cadeira número 28 de Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas (ABCJ) na próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro, em solenidade marcada para as 19h30, no Espaço Cultural da Fundação Porphyria. O Patrono escolhido para a Cadeira número 28 é o Advogado José de Oliveira Fagundes, que atuou na defesa do Inconfidentes, em 1789.
O Orador Oficial da noite será o Acadêmico Rafael Oliveira (Cadeira 05).
A Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas tem como Patrono Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que nasceu em Barbacena no dia 05 de novembro de 1893 e é considerado um dos maiores nomes do Direito em todo o país. Defensor dos Direitos Humanos dos presos políticos, Sobral foi chamado de “Senhor Justiça”. A ABCJ foi fundada em 2010 e atualmente é presidida por Ricardo Salim, que ocupa a Cadeira número Um.
LEIA TAMBÉM:
- Senac em Barbacena abre matrículas para 24 turmas de cursos gratuitos em 2025
- Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Minas Gerais – TJMG
- Obituário | Falecimentos desta segunda-feira, 09 de dezembro de 2024
- Arquiteto barbacenense lança livro com materiais inéditos sobre Juiz de Fora Imperial
O neo acadêmico Luciano Alencar da Cunha é Advogado desde 1992, concluiu especializações em direito civil e direito processual, seguindo a carreira acadêmica concluindo os cursos mestrado e doutorado, com ênfase na interface entre o direito e a antropologia jurídica. Lecionou metodologia científica, direito civil, empresarial e ambiental nas Faculdades de Direito de Barbacena, em cursos preparatórios para carreiras jurídicas e minicursos pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG e Liga dos Homens do Trabalho.
Luciano ocupa também a Cadeira número 21 da Academia Barbacenense de Letras (ABL), sucedendo o Professor Mário Celso Rios. O Patrono da Cadeira 21 na ABL é Sabino José Ferreira.