Moradores reclamam de buracos e falta de pavimentação e capina.
A falta de pavimentação e capina, além da existência de buracos em ruas de Barbacena têm incomodado os moradores da cidade. Um dos alvos de reclamações dos moradores é o bairro Nova Cidade. Segundo os moradores, a via só tem buracos e o bairro está abandonado há vários anos, o que faz com que carros, ônibus e ambulâncias subam o local com dificuldade. Devido à falta de acesso, a rotina diária dica mais difícil.
Obras paralisadas
Em 2013 foi anunciado "A Prefeitura de Barbacena comunicou oficialmente à Secretaria de Educação do Estado que fará a doação de um terreno, de 5.800m², no bairro Nova Cidade para a construção de prédio que abrigará uma Escola Estadual. A escola atenderá aproximadamente 800 alunos, cujo projeto já consta do Plano de Atendimento Escolar de 2013 do município de Barbacena". A obra que ira beneficiar os alunos podendo estudar mais perto de casa, ainda não teve início.
Desde 2014, o Residencial São Francisco I a IV que ira beneficiar 320 famílias com recurso do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), através do Programa Minha Casa Minha Vida esta com a obra parada levando a estrutura a deterioração pelo tempo. Em contato com o Banco do Brasil, foi informado que foi feita a licitação e uma nova empresa foi selecionada e esta aguardando análise da documentação para aprovação e retomada da obra no empreendimento.
Na legislatura passada foi falado em um projeto para melhoria do bairro Nova Cidade que ficou somente na promessa dos políticos, o que mostra mais uma vez o descaso das gestões que passaram pela prefeitura. A população pede empenho da atual gestão na prefeitura em relação as melhorias no bairro e o retorno das obras paradas.
Prefeito e vice-prefeito visitam Nova Cidade
O prefeito Carlos Augusto Soares do Nascimento (MDB) e seu vice-prefeito José Aloisio Dias (MDB) visitaram na tarde do dia 22/02/2021 o bairro Nova Cidade, para conversar com a população sobre a situação do local. A reunião aconteceu no salão do Colégio das Irmãs Passionistas e foi aberto a comunidade. Na oportunidade o Prefeito ouviu as demandas da população e ressaltou que o bairro terá prioridade para um trabalho de restruturação complexa. No entanto pontuou que o objetivo da visita não é realizar promessas que não podem ser cumpridas, mas enfatizou o compromisso que o bairro não será mais abandonado.