Produtores rurais de Barbacena relatam prejuízo nas plantações de flores durante pandemia da COVID-19

 Cerca de cinco mil famílias dependem da produção agrícola no município.

Com o avanço do novo coronavírus, os produtores rurais de Barbacena relataram à TV Integração, prejuízo nas plantações de flores. Muitos decoradores e produtores de eventos da região tiveram que cancelar as encomendas, por medidas de segurança e isolamento social. De acordo com o produtor rural, Jair Marciano da Silva, 20 mil dúzias de rosas serão descartadas, um prejuízo de cerca de R$ 200 mil. "Não tem dinheiro para pagar. Se isso não vender em um mês, estamos todos quebrados", desabafou.

Já na propriedade de Mário Raimundo de Melo, um terço dos funcionários está de férias e outros 10 ociosos. Para a TV Integração, o produtor rural contou que deve perder cerca de 50 mil dúzias de rosas, um déficit de mais de R$ 300 mil. "Minha maior preocupação é honrar os compromissos com os nossos colaboradores. No final do mês eles precisam dos seus salários. Alguns também vão ser dispensados porque não tem como suportar", completou.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato José Laguardia de Oliveira, medidas já foram tomadas para minimizar os impactos da classe. "Fizemos um pedido junto ao Governo Federal para que prorrogasse os pagamentos de crédito de quem tem que fazer empréstimo, luz, das taxas e obrigações sociais. Estamos lutando em prol dos produtores ruais para ver se o impacto seja o menor possível", finalizou.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp