Estiagem eleva custo para produção de flores em Barbacena

Falta de chuvas faz com que produtores invistam em sistemas tecnológicos de irrigação.

O longo período de estiagem já reflete na produção de flores em Barbacena, no Campo das Vertentes. Produtores relatam que a falta de chuvas faz com que o custo para produção seja elevado em aproximadamente 10%, o que reflete, consequentemente, no preço de venda para o consumidor.

De acordo com o produtor Mário Raimundo de Melo, uma das ações necessárias para manter o equilíbrio na produção é a adoção de sistemas de irrigação. Com a falta de chuvas, acabamos tendo que investir em tecnologias de irrigação, o que acaba por elevar o custo de produção das flores em até 10%”, destacou. Ele explicou, ainda, que as altas temperaturas são favoráveis à produção das flores, mas a estiagem exige medidas alternativas para não diminuir a produção, nem perder a qualidade dos produtos.

A maioria dos produtores diminuiu a frequência de irrigação em até um quarto, o que chega a prejudicar na qualidade de algumas espécies. Em Barbacena não temos tanto problema com fornecimento de água, mas em Alfredo Vasconcelos estamos reduzindo a frequência de irrigação para evitar sofrermos com a falta de água”, detalhou.

Segundo o coordenador do Mercado de Flores de Barbacena (Mercaflores), Flávio de Assis Vieira, a estiagem faz com que a produção diminua em até 35%, o que acaba refletindo no preço de venda. É a lei da oferta e da procura. Se há mais produto no mercado, o preço tende a cair, mas como o período é de diminuição na quantidade de flores, os preços acabam se elevando”, comentou Flávio de Assis Vieira.

A previsão de chuvas para as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes neste final de semana anima os produtores que acreditam que em breve a produção será normalizada e os preços devem ser regularizados. Barbacena já está há mais de 100 dias sem chuvas e o racionamento de água está sendo realizado em alguns bairros da cidade.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp