Barbacena perdeu 678 postos de trabalho em 2016

Além de Barbacena com menos 678 vagas de empregos, cidades da região como Antônio Carlos, Dores de Campos e Barroso tiveram um percentual recorde de postos de trabalho fechados. Confira.

EMPREGO

Barbacena perdeu 678 postos de trabalho em 2016

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontam resultados negativos no país, estado e região

O Jornal O Globo publicou nesta segunda-feira matéria com dados registrados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) sobre os dados fechados em 31 de dezembro com o saldo de vagas fechadas no mercado de trabalho no Brasil em 2016. O resultado foi negativo em mais de 3.200 cidades. Somente dez cidades brasileiras conseguiram criar mais de mil vagas em 2016. 0,2% dos municípios brasileiros. Segundo o CAGED, 1,3 milhão de vagas foram fechadas no país no ano passado.

A matéria, assinada por Cássia Almeira e Daniel Lima traz um detalhado infográfico que além revelar dados de todos os municípios brasileiros, faz um comparativo da geração de empregos entre os anos de 2002, início da era Lula, quando criou 1 milhão de novos postos de trabalho em seu primeiro ano de mandato chegando ao ápice de 2,2 milhões de vagas em 2010, caindo para -1,5 milhões no ano de 2014, no governo Dilma, e agora em 2016 conseguindo retroceder para menos 1,3 milhões de vagas de emprego.

AS CIDADES QUE MAIS CRIARAM E MAIS PERDERAM VAGAS NO PAÍS

Segundo o CAGED, a cidade de Três Lagoas (MS) foi  a que mais criou postos de trabalho em 2016 no Brasil. Tendo como atividade principal a celulose, os moradores de Três Lagoas foram beneficiados com 3506 novas oportunidades de emprego. A seguir, Campo Redondo (RN), Nova Serra (MG), Cristalina (GO), Goiana (PE), Capanema (PR), Juazeiro (BA), Curionopólis (PA), Cruz Alta (RS) e Santo Estevão (BA).

Na vertente oposta, o CAGED aponta as cidades que mais perderam postos de trabalho em 2016, e nestas os números ultrapassam as casas das centenas de milhares. O Rio de Janeiro, cuja atividade principal é o petróleo, e em 2016, recebeu as Olimpíadas Rio 2016, foi disparada a cidade que mais perdeu postos de trabalho, com 142.480 vagas eliminadas. Seguida por São Paulo, com 135.093 vagas extintas. Belo Horizonte veio a seguir com pouco mais de 41 mil demissões. Brasília, Salvador, Recife, Curitiba, Manaus, Fortaleza e Porto Alegre foram as outras sete capitais da lista das cidades que mais sofreram com a perda de vagas de emprego em 2016.

BARBACENA E A REGIÃO

A região da Zona da Mata e Campos das Vertentes também foi bastante atinginda pelos efeitos da crise econômica em 2016. Juiz de Fora, a maior cidade da Zona da Mata perdeu 3.750 postos de trabalho. Santos Dumont, que fica no meio do caminho para Barbacena, viu 334 vagas serem fechadas.

Barbacena, que é polo para uma série de pequenos municípios da região Campos das Vertentes, sofreu com a perda de 678 postos de trabalho. A cidade que possui no comércio e no agronegócio seus maiores empregadores viu muitas empresas serem fechadas ao longo de 2016, e com isso, a diminuição das vagas, que só não foi maior, porque além de empresários e agricultores reduzirem seus índices de liquidez para continuarem vivos no mercado, na contramão do fechamento de algumas lojas que pertenciam a redes, empreendedores e pequenos empresários vêm se animando com o novo cenário e ensaiam novos negócios, o que faz surgir novas oportunidades, principalmente nos setores ligados a serviços, construção, manutenção, estética e alimentação.

OS RESULTADOS DO CAGED NA REGIÃO

 


Quer ver mais? Veja a reportagem completa no O GLOBO

*Dados de população do IBGE>>>


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp