Projeto Leão Solidário destina parte do recurso do Imposto de Renda para entidades sociais do município

 O objetivo do programa é a doação de até 6% do Imposto de Renda para ações sociais. Dessa maneira é possível destinar parte do IR para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente

Você conhece o projeto Leão Solidário? O objetivo do programa é a doação de até 6% do Imposto de Renda para ações sociais. Dessa maneira é possível destinar parte do IR para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente. O fundo municipal depois repassa esse dinheiro para as entidades de Barbacena responsáveis por realizarem trabalhos voltados a esse público.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Nayara Oliveira, o dinheiro doado não é nenhum valor adicional que o contribuinte pagará como uma doação convencional. “O que acontece é a destinação de parte do recurso do Imposto de Renda, que o cidadão já teria obrigatoriamente que pagar, passa a ser aplicado nessa finalidade”, destaca.

Para realizar essa doação, basta preencher na declaração do IR o campo “Doações diretamente na declaração” e selecionar o Fundo da Criança e Adolescente, em seguida basta clicar em “novo” e selecionar a opção “municipal”. O próprio sistema da Receita Federal gerará o valor que é possível ser destinado para doação com base na renda declarada.

Depois de finalizada a declaração do imposto, será emitido o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). A quantia voltará para o cidadão ou em forma de desconto do imposto a pagar, ou da forma de um acréscimo no valor da restituição. A data limite é até o dia 31 de maio.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: