fbpx

Jornalista lança documentário sobre Hospital Colônia de Barbacena

o documentário expõe relatos de testemunhas oculares, ex-pacientes e profissionais envolvidos com a história do antigo Hospital Colônia de Barbacena


Foto: Aline Carvalho

O documentário “Cidade dos Loucos: O Mapa dos Esquecidos”, lançado pela jornalista barbacenense Aline Carvalho e publicado terça-feira (18),  no Youtube, retrata narrações de testemunhas oculares, ex-pacientes e profissionais envolvidos com a história do antigo Hospital Colônia de Barbacena. O trabalho midiático traz os enfrentamentos diários que os pacientes passavam nos 60 pavilhões localizados entre os enormes muros do hospital e também o futuro da instituição.

Apaixonada por jornalismo investigativo, Aline sentiu necessidade de mostrar para a população, principalmente barbacenense, a história pouco conhecida do Hospital Colônia “Me aprofundei na história, pesquisei bastante e não tive dúvidas. Mais ou menos na metade da faculdade já havia decidido que iria contar essa história no TCC de alguma forma.” 

Dentre os entrevistados, as conversas mais comoventes foram com o fotógrafo da revista O Cruzeiro e autor das fotos exibidas no documentário, Luiz Alfredo, e Bento, um ex-paciente.  “Foi ótimo poder escutá-lo e ver um pouquinho do quanto essas pessoas, apesar de todo sofrimento do passado, são capazes de dar a volta por cima. A alegria que ele (Bento) tem pela vida e pelas pequenas coisas, como por exemplo, uma horta que ele cuida com muito carinho e me mostrou todo orgulhoso”, conta emocionada. 

Apesar da correria e do empenho para lançar o documentário, produzido em torno de 4 meses, a jornalista conta que foi uma experiência  incrível e um prazer contar essa história que, apesar de triste, é necessária para que coisas assim nunca se repitam. 

Confira abaixo o documentário:

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 







 

entre em contato pelo whatsapp