21
21/10/2018

Reajuste da tarifa de água deixa a conta mais cara a partir de outubro


Aumento nas tarifas de água é de 4,54%. Saiba mais...

001 Conta Sas
Reajuste na conta de água e esgoto passa a valer a partir de outubro - Foto: reprodução/internet

Foi publicada no diário oficial da prefeitura de Barbacena-MG, nesta última quarta-feira (19/09), a resolução que autoriza o reajuste das tarifas de água no município. Já as tarifas de esgoto continuam fixadas com o percentual de 50% em relação às Tarifas de Água.

O artigo segundo da resolução prevê o consumo mínimo, para fins de faturamento, na sede, em ligações onde há apuração do volume consumido por meio de hidrômetro mantido em 12m³ para a categoria Residencial, 16m³ para categoria Comercial Grupo 1 e 30m³ para a categoria Comercial Grupo 2.

Famílias de baixa renda podem enfrentar dificuldades para pagar suas contas, uma vez que o aumento do salário mínimo foi de 1,81%, ou seja, 3x menor que a tarifa de água. “Eu enquanto moradora e consumidora acho um absurdo esse aumento. Primeiro que não condiz com a realidade dos barbacenenses. O aumento do salário mínimo foi ilusório perto do aumento que eles estão querendo tarifar na água, sem contar que nós estamos em um período de calor e provavelmente daqui a pouco vai começar a faltar água. É um absurdo que eles aumentem o valor”, conta a moradora Valéria Jesus.  

Convênio
O Município de Barbacena – MG firmou com o consórcio o Convênio de Cooperação nº 018/2016, com a interveniência do SAS – Serviço de Água e Saneamento, para delegação das competências de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico. A delegação acima transfere para o CISAB-RC o exercício das atividades de regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, inclusive as competências para fixação, reajuste e revisão dos valores das taxas, tarifas e outras formas de contraprestação dos serviços.

Para saber mais sobre o aumento, no link a seguir poderá ser baixado o documento relacionado à presente Consulta Pública.

Texto/VAN: Isabella Paolucci e Lays Fortes
Foto/VAN: Prefeitura Municipal de Barbacena


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.