Mais transparência | Barbacena passa a divulgar diariamente situação de leitos ocupados na rede hospitalar da cidade

A partir desta segunda-feira (11), conforme prometido pelo prefeito Carlos Dú e o secretário de Saúde Arinos Brasil, a Prefeitura de Barbacena passa a divulgar diariamente a situação dos leitos ocupados na rede hospitalar

A partir desta segunda-feira (11), conforme prometido pelo prefeito Carlos Dú, a Prefeitura de Barbacena passa a divulgar diariamente a situação dos leitos ocupados na rede hospitalar.

Segundo disse o prefeito Carlos Dú, a Prefeitura de Barbacena irá manter a maior transparência possível sobre a situação da Covid-19 no município, de forma que a população possa estar informada e tenha como acompanhar a evolução do esforço do poder público, setores de saúde e população.

Nesta segunda-feira (11), dos 30 leitos de UTI para Covid que a cidade possui, contabilizando o Hospital Ibiapaba, Santa Casa e Policlínica, 24 estão ocupados com pacientes diagnosticados com o Coranavírus.

Dos 20 leitos clínicos para Covid no Ibiapaba e Santa Casa, 10 estão ocupados. Na Policlínica, porta de entrada para Covid, nesta segunda-feira existem 3 leitos disponíveis no Pronto-atendimento e 4 leitos de Enfermaria para abrigar suspeitos de Covid. Sete pessoas estão internadas com suspeita de Corononavírus e 8 casos confirmados estão internados no hospital de referência.

ALERTA MÁXIMO

Segundo informação do próprio prefeito Carlos Dú durante a coletiva no sábado, a terça-feira (5) foi o pico da doença em Barbacena, quando a rede  hospitalar para Covid estava com 100% de ocupação. Segundo o prefeito, a situação chegou a tal ponto de gravidade que um paciente chegou a ser tratado dentro de uma ambulância enquanto aguardava uma vaga disponível na rede para sua internação.

O Secretário Municipal de Saúde, Arinos Brasil, ainda durante a coletiva, disse que no dia do pico da pandemia em Barbacena a equipe da SESAPS conseguiu, com sucesso, realizar uma ação, com apoio dos laboratórios de análises clínicas, dentro da Policlínica, fazendo a testagem dos 16 pacientes que ali se encontravam internados com suspeitas de Covid. Com a realização dos exames nestes pacientes, nove casos foram confirmados e sete negativados, o que abriu mais sete vagas na rede hospitalar.

O presidente da Associação Médica de Barbacena, Dr Flávio Martins, que participou da coletiva de imprensa da prefeitura, usou o microfone para pedir à população que atenda os pedidos das autoridades de saúde e saiam o mínimo possível de suas casas e usem máscaras. Segundo ele, a categoria médica está em alarme máximo e nossa rede de saúde precisa do apoio da população para que haja atendimento suficiente para os doentes de Covid.

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: