Enem: Estudantes temem que conservadorismo protagonize tema da redação

Alunos estão apreensivos após afirmações do governo federal sobre o exame

Estudantes que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (21) estão apreensivos. O motivo são as constantes falas de representantes do governo federal a respeito de possíveis mudanças no estilo do exame. Uma das principais angústias envolve a prova de redação, considerada a nota de maior peso do Enem.

 

Nos últimos dias, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, chegou a dizer que o tema da redação será "mais livre". Para a professora de redação Regina Mota, do Curso Regina Mota, o comentário abriu uma penumbra entre os alunos. "Eles estão inseguros com essa proposta, afinal, o que seria um tema 'mais livre'"?, questiona.

 

O presidente Bolsonaro comentou sobre mudanças no Enem. Segundo ele, o exame passaria a ter "a cara do governo". A fala também repercute entre os estudantes, que acreditam que isso represente possíveis guinadas conservadoras no tema da redação deste ano. "Os alunos acham que o tema da redação esteja relacionado a essa cultura conservadora, o que limitaria a capacidade de reflexão", avalia Regina.

 

Possíveis temas da redação

 

Nesses últimos dias que antecedem a prova, os estudantes exercitam a respeito de temas que possam ser escolhidos para a redação. A importância da pátria e a valorização do cidadão são as principais apostas. Assuntos alardeados por Bolsonaro em seus discursos também aparecem entre os possíveis temas, como combate à corrupção. A importância do trabalho social e a formação técnica do jovem são outras possíveis abordagens.

 

Entre os assuntos descartados, questões sociais relevantes que vêm sendo abordadas pela sociedade, como desmatamento, pobreza menstrual e homofobia. "Esses não devem cair", pontua Regina.

 

Dicas para uma boa performance na redação do Enem

 

A professora de redação Regina Mota sugere aos alunos alguns pontos de atenção no momento da realização da redação do Enem.

 

1 - Assim que ler o tema da redação, anote tudo que souber sobre o assunto antes de iniciar a escrita.

 

2 - Pense nas palavras norteadoras, ou seja, as mais importantes sobre o tema. Elas precisam constar já na introdução da redação.

 

3 - Seu texto deve conter causa e consequência. É importante trazer referências históricas, ou argumentos de outras áreas do conhecimento, como sociologia, geografia, literatura, entre outros.

 

4 - Durante o desenvolvimento da redação é necessário retomar a ideia apresentada no início do texto.

 

5 - Apresente argumentos consistentes, organizados e com ponto de vista (autoria).

 

Curso Regina Mota

 

Criado em 2005, o Curso Regina Mota atua no estudo da língua portuguesa e produção textual. A preparação para o Enem é um dos serviços prestados, além de cursos de atualização, cursos em empresas, revisão de textos, preparação para vestibulares e concursos. 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp