Pesquisadora e agente da GCM Barbacena publica artigo cientifico inédito em revista especializada

De acordo com autora, é preciso haver discussões no campo do policiamento escolar, principalmente devido ao aumento da violência neste meio.

Projetando Barbacena no cenário científico nacional em temas de segurança pública, a pesquisadora e Guarda Civil Municipal Tatiane Pereira publicou o artigo: “A Psicologia da Educação Aplicada ao Policiamento Comunitário Escolar”, na edição n°23 da Revista digital LEVS (Revista do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus Marília/ SP).

De acordo com autora, ela já produziu alguns textos de opinião em mídias impressas e virtuais, mas precisava propor discussões no campo do policiamento escolar, principalmente devido ao aumento da violência neste meio. No dizer da própria: “Como ex-professora, eu tinha uma dívida social com este ambiente tão cheio de especificidades. Não estaria cumprindo um papel no mundo se não tentasse fazer algo para intervir. Todos os que comungam da escola também educam e, como tal, precisam saber como lidar com o público infanto-juvenil, formado por pessoas em desenvolvimento.”

Nesse sentido, a Psicologia Educacional constitui uma ferramenta formidável e indispensável. A fim de tentar desenvolver uma forma de otimizar esta modalidade de policiamento, à qual (geralmente) não é dada a visibilidade necessária, o campo científico é sempre uma ótima opção, mas sem concorrer com o trabalho dos profissionais de Psicologia, Pedagogia e afins.

“Como operadora de segurança pública pude unir alguns conhecimentos à prática. Prática, que exige: qualificação, proximidade, integração, diplomacia e adaptação às demandas da população. A violência no espaço escolar é um fenômeno que não cessará no Brasil pós pandêmico, pois inúmeras são as suas causas, mas precisaremos combatê-la com todas as nossas forças, abrindo espaço para as novas tendências” completou.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: