Radioterapia Já! | Caminhada do Outubro Rosa movimenta o centro de Barbacena

Com o lema "Radioterapia, Já!" aconteceu na manhã deste sábado a caminhada do Outubro Rosa promovida pela APPC e Sesap

Participantes da Caminhada do Outubro Rosa - Foto: Kátia Cilene/BarbacenaMais

Na manhã deste sábado (30) a Associação de Proteção aos Portadores de Câncer (APPC), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps) realizou mais uma edição da Caminhada do Outubro Rosa, fechando a pogramação de 2021. Cerca de 200 pessoas participaram da caminhada que teve concentração na Praça do Rosário e tomou a Rua XV de Novembro até chegar à praça da matriz de Nossa Senhora da Piedade.

Com o lema "Radioterapia, Já!", os participantes da caminhada percorreram o centro chamando a atenção da população para a necessidade de que a radioterapia do Hospital Ibiapaba/Cebams comece logo a funcionar. Com dezenas de pacientes oncológicos que necessitam passar pelo tratamento de radioterapia, as condições para que sejam tratados são muito difíceis e de muito sofrimento. Há casos de pessoas que se tratam pelo SUS em que elas têm que estar prontas para a viagem para Juiz de Fora ou São João del Rei às quatro horas da manhã e só retornam para suas casas no final da tarde. Isso após passar pelo tratamentode radioterapia, mais o stress e o cansaço da viagem, são fatores que dificultam a vida dos pacientes oncológicos. A radioterapia do hospital já está totalmente equipada e mobiliada, faltando agora que as autoridades de saúde, juntamente com a diretoria do hospital, procedam à contratação dos profissionais que irão atuar.

ENTIDADES APOIANDO A CAUSA

Ao final da caminhada os participantes se reuniram na praça da matriz onde foram armadas uma série de barracas com serviços de saúde gratuitos para a população e orientação sobre o câncer. A Sesaps disponibilizou testes de glicemia e aferição de pressão com apoio dos estagiários do curso de Enfermagem do Conexão. 

O Rotary Club Barbacena, somado ao Rotary Monte Mário e ao Club Satélite Jardim do Globo participaram do evento, e ofereceram seis mamografias para sorteio entre os presentes. Foram sorteadas: Oscalina Carneiro. Adriana Almeida, Lilda Aparecida, Maria Cristina Melo Silva, Maria Odete Monteiro e Dalva Aparecida. 

Pandemia derrubou número de mamografias em 42% na faixa de 50 a 69 anos

Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, tem o objetivo de reforçar a importância do rastreio para o diagnóstico precoce da doença e, em 2021, esse alerta se faz mais necessário ainda. Isso porque um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicou que, em 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi de 1,1 milhão – em 2019, foram 1,9 milhão.

O número representa uma redução de 42% nos exames realizados por mulheres nessa faixa etária, que é a preconizada pelo Ministério da Saúde para realização do exame a cada dois anos.

A cada ano, cerca de 66 mil mulheres desenvolvem câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que aponta que esse é o tipo de câncer mais prevalente entre as mulheres no país. O Atlas de Mortalidade por Câncer do Inca, que reúne os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, indica que a doença levou à morte de 18.295 pessoas no país em 2019.

Em Barbacena, apenas dois mamógrafos que são utilizados pelo SUS estão em funcionamento, o do Cebams (Hospital Ibiapaba) e o da Clínica São Francisco (terceirizado). A oferta de mamografias que todo ano é oferecida pela Sesaps no mês de outubro não aconteceu neste ano com a mesma intensidade dos anos anteriores, mas a chefe de Saúde da Mulher, Ana Cláudia Silva, acredita que a oferta deve ser ampliada assim como os serviços de apoio à saúde estão sendo planejados para dar mais atendimento e conforto aos pacientes assim como às pessoas que precisam investigar a doença.

ÁLBUM DE IMAGENS

Nas imagens de Kátia Cilene para o BarbacenaMais alguns momentos da caminhada Vou de Lenço:

Foto: Rotary Club Barbacena

 

 

 

 

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp