fbpx

Caminhão da Saúde virá a Barbacena e cidades da região em outubro

O foco principal é atender pessoas da Zona Rural que, por muitas vezes, não têm acesso a esses exames

O Programa Saúde Itinerante, iniciativa Sistema FAEMG/SENAR/INAES, através do “Caminhão da Saúde”, vem oferecendo exames gratuitos voltados à saúde da mulher e do homem, entre eles Papanicolau, mamografia e PSA. 

O foco principal é atender pessoas da Zona Rural que, por muitas vezes, não têm acesso a esses exames. O ‘Caminhão da Saúde’ estará em Senhora dos Remédios, Alto Rio Doce e Barbacena no mês de outubro.

Como funciona?

Mulheres e homens serão atendidos em dias separados, para maior conforto de todos. No dia da ação, as consultas serão agendadas em um intervalo suficiente para não haver aglomeração no local. O interessado deverá levar um documento de identificação e preencher uma ficha de cadastro – “com informações simples, porém fundamentais para fazermos o atendimento completo dessas pessoas e enviarmos os resultados dos exames depois”, ressalta Michelle.

Enquanto aguardam as consultas, as pessoas aptas para os exames poderão assistir a vídeos informativos sobre saúde preventiva. Após os exames e as consultas, serão emitidos laudos que serão encaminhados para a secretaria de saúde dos municípios, que farão os encaminhamentos necessários conforme os resultados. Ao fim do atendimento, a pessoa recebe um kit informativo e está liberada.

As prefeituras e mobilizadores deverão ter a relação de interessados em participar do programa. Os profissionais das prefeituras das localidades onde o programa será feito serão orientados e treinados para atuar junto à equipe do Sistema FAEMG nos cadastros e atendimentos.

Calendário:

Senhora dos Remédios:

– 07/10, atendimento para 80 mulheres

– 08/10, atendimento para 80 homens

 

Alto Rio Doce:

– 09/10, atendimento para 80 mulheres

– 10/10, atendimento para 80 homens

 

Barbacena:

– 12/10, atendimento para 85 mulheres

– 13/10, atendimento para 85 homens


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







 

entre em contato pelo whatsapp