Barbacena inicia segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2021

O levantamento acontece entre os dias 01/03 à 12/03, em 42 bairros da cidade. O trabalho será feito diferente do convencional, pois acontecerá em apenas alguns quarteirões e em 20% das casas de cada rua.

Barbacena inicia nesta segunda-feira (1º), o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2021. O levantamento acontece entre os dias 01/03 à 12/03, em 42 bairros da cidade. O trabalho será feito diferente do convencional, pois acontecerá em apenas alguns quarteirões e em 20% das casas de cada rua.

De acordo com orientações técnicas do Estado, os agentes apenas podem entrar na área externa da casa. Caso os moradores tenham 60 anos ou mais, ou esteja cumprindo quarentena, não é permitido que a equipe entre devido as restrições impostas pela pandemia. Os profissionais estarão com todo o aparado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) contra à COVID.  

A expectativa é que nesse LIRAa, haja uma redução do índice, menos recusas por parte da população e uma maior aceitação das visitas e orientações.

A Vigilância Epidemiológica reforça o pedido a população para que faça uma revista em seu quintal, recolha todo material que sirva de acumulo de água, lave as vasilhas dos animais de estimação e tampe a caixa d’agua, para evitar um surto de dengue.

LIRAa

No mês de Janeiro aconteceu o primeiro LIRAa do ano de 2021. Barbacena obteve o índice de 3.5, o que classificou o município como “alto risco”. Os bairros com os maiores índices de infestações foram: São Francisco, Grogotó, Funcionários, Santa Luzia, João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nove de Março, Diniz, Santa Cecília, Boa Morte, Monte Mário, Monsenhor Mario Quintão, São Cristóvão, Santa Tereza, São Sebastião e Centro.

O retorno após o primeiro LIRAa é fundamental para que a Secretaria de Saúde possa orientar e vistoriar novamente os locais e mostrar aos moradores o que pode ser evitado para que não apareça focos de larvas do mosquito Aedes Aegpty.

Recolhimento de Pneus

Desde o último dia 03/02, a Prefeitura Municipal de Barbacena retomou o trabalho de recolher pneus inutilizados para o seu correto descarte. A medida é uma forma de combater o acúmulo de água parada, que é a grande causadora da reprodução do mosquito. A PMB realizará o recolhimento dos pneus às quartas-feiras de 08h às 10h30 e de 13h30 às 16h30.

Vidros

Na última semana, a Sesap fechou parceria com uma fábrica de vidros, localizada na BR-040, para que em breve inicie o recolhimento desse tipo de material.

Mais informações

Para mais informações basta entrar em contato através do telefone: (32) 3339-2160

 


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: