Novo governo de Barbacena realiza testagem recorde de Covid-19 em pacientes

Só nos 15 primeiros dias de janeiro já foram testadas 662 pessoas com suspeita da doença. Destes, 471 casos foram testados positivos

Desde o início da pandemia até o dia 15 de janeiro, em Barbacena, 5.442 pessoas já foram testadas para a Covid-19. Destes testes realizados, 2.690 pessoas testaram positivo e 2.752, tiveram resultado negativo.

Até o último dia do mandato do prefeito anterior, foram realizados 4.780 testes pela Sesaps. Uma média de 531 testes por mês da pandemia. Destes, 2.219 pessoas testaram positivo e 2.561 tiveram o resultado negativo para o coronavírus. Ao longo de 2020, em Barbacena, foram contabilizados 32 óbitos por Covid ou em decorrência da doença.

Só nos primeiros 15 dias de administração do prefeito Carlos Dú, já foram realizados 662 testes em pacientes com suspeita de Covid.  Em uma quinzena apenas, a Sesaps já realizou 24,6% a mais de testes que a gestão anterior realizava em 30 dias.

Outro dado importante é que, com o aumento da testagem aumentou também o número de casos positivos. Dos 662 testes realizados, 471 foram positivos contra 191 negativos.

A nota triste fica por conta do aumento exponencial de óbitos. De 1º a 15 de janeiro, já faleceram 17 pessoas por Covid-19 em Barbacena. Mais que uma por dia. Analistas da área de saúde atribuem o aumento dos casos às aglomerações geradas com as festas de final de ano.

Em coletiva de imprensa, o prefeito Carlos Dú e o secretário de saúde Arinos Brasil garantiram à população que vão investir ainda mais na testagem e na ampliação das ações de saúde no município contra a Covid-19. 

VERBA SOBRANDO

Em matéria publicada no site oficial da Prefeitura de Barbacena, em 28/12/2020, o então governo municipal afirmava ter um saldo de R$16 milhões em recursos vinculados a ações de combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19, no âmbito do Fundo Municipal de Saúde; e mais de R$ 800 mil para a mesma finalidade, no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Mesmo com essa verba para a aplicação em ações contra a Covid 19, o governo anterior investiu menos em testagem de pacientes em relação à nova administração municipal.


*Os dados informados foram analisados a partir dos boletins de saúde emitidos pela Vigilância Epidemiológica.


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: