Funcionários e pacientes se mobilizam contra o fechamento do ambulatório do CHPB

A concentração começa às 14h, no parque de exposição e seguirá por diversos bairros periféricos, onde reside a maior parte dos pacientes

Liderado pelos Colegiados dos Servidores e pacientes do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), o movimento tem como objetivo manifestar contra o fechamento do ambulatório do hospital. Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o encerramento das atividades ambulatoriais é orientação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as premissas da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PESMAD).

Com o fechamento do ambulatório, os atendimentos serão direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região, pactuados com os devidos municípios. No entanto, segundo a enfermeira e servidora Angélica Viana, o serviço oferecido pelo ambulatório não é o mesmo do CAPS. No ambulatório são oferecidas consultas de acompanhamento com equipe, consultas individuais com medico psiquiatria, serviços de assistência social e psicólogo, além de oficinas terapêuticas. “O CAPS é para tirar da crise, nosso serviço é para evitar que o paciente tenha a crise”, completa.

Além disso, o município não tem condições de realizar tal serviço, uma vez que não conseguem manter o corpo técnico de acordo com a definição do Ministério da Saúde, deixando o paciente prejudicado.

Para Angélica, “é importante manter o ambulatório do CHPB, pois além de atender toda a micro e macro região com equipe multiprofissional completamente atualizada, mantemos prontuários com o histórico de pacientes há mais de 40 anos, mantemos residência em psiquiatria e temos especialização e atualização em acolhimento. Deixando nas mãos do município, que tem alta rotatividade de profissionais, o paciente ficará afetado ao ter que se adaptar a um novo profissional”.

Um manifesto online foi organizado para recolher assinaturas contra a medida:

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/populacao_usuarios_do_sus_politicos_manifesto_contra_fechamento_ambulatorio_de_saude_mental_infantiladulto_barbacenamg


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail: