06
06/06/2020

Publicidade

Câncer cerebral: maio é o mês de conscientização do tumor

Para 2020 são estimados mais de 11 mil casos; sem forma conhecida de prevenção, é importante ficar atento aos sinais de alerta. SAIBA + 
 001 Cancer Cerebral

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 4% das mortes por câncer estão associadas ao câncer cerebral e o Maio Cinza é uma campanha de conscientização a respeito desse tipo de tumor. O INCA estima para este ano 11.090 casos novos.

Para alertar sobre o câncer cerebral, o Grupo SOnHe reuniu dois especialistas que gravaram uma série de vídeos sobre sintomas, fatores de risco, mitos e verdades, rastreios, diagnóstico e tratamento para este tipo de tumor. O médico David Pinheiro Cunha, oncologista do Grupo SOnHe-Sasse Oncologia e Hematologia, e o neurocirurgião Victor Vasconcelos, especialista em câncer cerebral. 

O oncologista comentou, por exemplo, que o câncer de cérebro é de difícil reconhecimento, pois não há exames de rotina para diagnóstico precoce. “Sem forma conhecida de prevenção, a detecção precoce é a maneira mais eficiente para conseguir a cura. O sinal fica para constantes dores de cabeça, mudanças comportamentais, perda ou alterações de funções do corpo”, disse. E, para a avaliação das possibilidades de cura, um dos alertas do neurocirurgião nos vídeos é sobre a importância da diferenciação com relação à origem do tumor. “Aqueles originados no cérebro são chamados de primários; já aqueles formados por metástases de tumores em outros órgãos, como nas mamas ou nos pulmões, são os secundários, sendo estes responsáveis pela maior parte dos casos de câncer cerebral em adultos; e, além disso podem ser malignos ou benignos”, afirma. 

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.