15
15/09/2019

Publicidade

Radiodifusão com Hamilton Fonseca

Na coluna Radiodifusão desta semana, Rogério Varandas traz a história de Hamilton Fonseca, radialista e cronista esportivo de Barbacena. Clique e confira.  

 

RADIODIFUSÃO

Por Rogério Varandas

HAMILTON JOSÉ FONSECA

Hamiltoncorrigida

Nascido em Barbacena em 18 de novembro de 1937.

Filho de José Fonseca e Maria Dionizia Fonseca.

Começou na Rádio Barbacena em 1985, levado pelo diretor de esportes José Beraldo Rigoti. Permaneceu na emissora até o ano de 1995, acumulando as funções de narrador, comentarista e repórter, tendo como parceiros de equipe os radiojornalistas Rogério Barbosa, Cristovam Abranches e Mauro Filho.

Por lazer e por “dever de ofício” sempre acompanhou as ondas reformistas do rádio, principalmente, as de cunho esportivo, sem, no entanto se esquecer, de estar atento as atuações verdadeiramente revolucionárias que a radiodifusão vem desencadeando através dos seus diversos setores.

Gozando grande prestígio dentro e fora da radiofonia barbacenense, Hamilton Fonseca, se encontra filiado a AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos desde 1987 e a ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos desde 1988.

HamiltonCorreiodaSerra

Em 1995, passou a integrar a equipe de esportes da Rádio Correio da Serra, a convite dos companheiros Beto Santos e Silva Júnior, acumulando as funções de repórter e comentarista.

Participou, direta ou indiretamente, do processo de transformação do desporto local, do encontro de novos caminhos do rádio barbacenense e da valorização profissional dos seus companheiros.

Em 1986, foi agraciado com o Troféu Imprensa/Barbacena.

Em 2003, em Belo Horizonte, com o título de Cronista Esportivo Troféu “Kafunga”.

Das suas coberturas jornalística destacamos as seguintes entrevistas: Ruben Paz, do Olímpia, do Paraguai, em 1986. Com os goleiros Dida da Seleção Brasileira e João Leite do Atlético Mineiro, em 2004. Com o atacante Romário, em 2004. Com os atacantes Reinaldo e Eder do Atlético Mineiro. Com o técnico Paulo Autuori do São Paulo, em 2005. Com Carlos Alberto Torres do Botafogo. Com o comentarista da Rádio Tupi/AM do Rio de Janeiro, Chico Anísio.

Hamilton Fonseca emociona-se ao falar do rádio: “Sinto-me feliz em contribuir para uma maior abertura da radiodifusão em Barbacena. Minhas relações com o microfone são muito gratificantes. Considero-me um profissional sempre pronto a amparar meus semelhantes através do universo da comunicação”.

HamiltonFonsecaMineiro

Funcionário aposentado da Telemig – Telecomunicações de Minas Gerais, nosso companheiro Hamilton Fonseca, continua fazendo rádio com grande êxito.

Hoje, colabora com a Editoria de Esportes da ABC Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM para onde foi em junho de 2010. Também concilia o seu nome ao Sistema Objetiva de Comunicação (WEB) TV e Rádio FM Net apresentando o programa Esporte Total.

FONTE

Hamilton José Fonseca.

Depoimento em julho de 2005.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.