Featured

Aulas presenciais são suspensas em escolas de Barbacena e Barroso após casos da doença



No total, 4 instituições tiveram as atividades presenciais suspensas entre segunda (8) e terça-feira (9). Atividades remotas permanecem.

500

Quatro escolas, entre estaduais e municipal, tiveram as atividades suspensas após casos confirmados e suspeitos de COVID-19 nas cidades de Barbacena e Barroso, no Campo das Vertentes. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Barroso e também pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Veja os detalhes abaixo e as notas emitidas pelos órgãos.

Barbacena

Em Barbacena, 2 escolas estaduais tiveram as atividades suspensas nesta terça-feira (9), após suspeita de contaminação por COVID-19. São elas: Escola Estadual Pio XI e Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário. Em nota enviada para a produção da TV Integração, a SEE-MG informou que as atividades presenciais nas instituições estão previstas para retornar no próximo dia 23 e os estudantes seguem desenvolvendo as atividades de forma remota. Na Escola Estadual Pio XI houve 1 caso confirmado de COVID-19. Já no Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário foram identificados casos suspeitos, que ainda estão em investigação. A quantidade não foi informada. A pasta ressaltou ainda que todos os servidores já foram imunizados com as 2 doses da vacina contra a COVID-19.

"A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), inclui monitoramento de casos suspeitos de COVID-19 e orienta que servidores ou estudantes que apresentarem sintomas da doença comuniquem a situação à direção da escola, sendo imediatamente afastados das atividades presenciais. O protocolo também prevê a suspensão por 14 dias das atividades presenciais quando há mais de um caso suspeito e com diagnóstico confirmado de COVID-19 em uma mesma turma, turno ou escola, sendo analisada cada situação de forma específica, migrando o atendimento aos alunos para o regime remoto em todos os casos necessários. A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena está monitorando e acompanhando a situação, prestando todo o apoio necessário, juntamente com a SES/MG, a fim de realizar a vigilância e traçar estratégias rápidas de ação oportuna. Além disso, os dados são enviados para as regionais de saúde, secretarias municipais de saúde e atenção primária, para monitoramento constante de todos os casos e seus contatos".

Barroso

Na segunda-feira (8), a Prefeitura de Barroso emitiu um comunicado a respeito da suspensão das atividades presenciais em 2 escolas do município, sendo 1 estadual e a outra municipal. Na Escola Municipal Arthur Napoleão, as atividades presenciais foram suspensas no turno da manhã por 14 dias, após uma professora testar positivo para COVID-19. As aulas continuarão de forma remota. Já na Escola Estadual Prefeito Geraldo Napoleão de Souza, conhecida como escola do Guimarães, as aulas presenciais foram suspensas nos turnos da manhã e tarde por 14 dias, em razão de uma professora e a diretora testarem positivo para a doença. Conforme a Prefeitura, as aulas presenciais foram suspensas nos 2 turnos pelo fato da diretora fazer parte de ambos.

"As medidas foram tomadas seguindo o protocolo atualizado de orientação do estado de Minas Gerais no retorno as aulas. As professoras estão em isolamento em casa, passam bem e estão sendo monitorada pelo Tele COVID-19. Reiteramos o compromisso com a saúde e bem estar de todos os alunos e funcionários da educação. O executivo reforça que o ambiente escolar é seguro e que a voltas as aulas presencialmente é opção dos pais, sem prejudicar o desempenho escolar do aluno", citou o Executivo em nota.

Ao g1, a SEE-MG informou que o atendimento na Escola Estadual Prefeito Geraldo Napoleão de Souza foi suspenso preventivamente após o monitoramento de dois casos confirmados de COVID-19. Os servidores já foram imunizados com as duas doses da vacina e as atividades presenciais estão previstas para retornar no dia 23/11. Atualmente, os estudantes seguem desenvolvendo as atividades de forma remota.

Nota SEE-MG

"A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) esclarece que o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), inclui monitoramento de casos suspeitos de COVID-19 e orienta que servidores ou estudantes que apresentarem sintomas da doença comuniquem a situação à direção da escola, sendo imediatamente afastados das atividades presenciais. O protocolo também prevê a suspensão por 14 dias das atividades presenciais quando há mais de um caso suspeito e com diagnóstico confirmado de COVID-19 em uma mesma turma, turno ou escola, sendo analisada cada situação de forma específica, migrando o atendimento aos alunos para o regime remoto em todos os casos necessários.

Seguindo as orientações da SES/MG, em consonância com a Vigilância Sanitária do município, o atendimento na Escola Estadual Prefeito Geraldo Napoleão de Souza, em Barroso, foi suspenso preventivamente nesta terça-feira (9/11). A medida foi tomada após o monitoramento de dois casos confirmados de COVID-19. Os servidores já foram imunizados com as duas doses da vacina contra a COVID-19. As atividades presenciais nessas unidades estão previstas para retornar no dia 23/11 e os estudantes seguem desenvolvendo as atividades de forma remota.

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena está monitorando e acompanhando a situação, prestando todo o apoio necessário, juntamente com a SES/MG, a fim de realizar a vigilância e traçar estratégias rápidas de ação oportuna. Além disso, os dados são enviados para as regionais de saúde, secretarias municipais de saúde e atenção primária, para monitoramento constante de todos os casos e seus contatos".

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook