Escola Adelaide completa 74 anos com excelência em ensino



Com uma equipe dedicada e comprometida, a escola é referência na educação pública 

 

Uma das instituições mais tradicionais de Barbacena, a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes completou, nesta terça (25), 74 anos de história em prol da educação. Com 1301 alunos, 104 funcionários e gestão da diretora Evane Daher Magri Toledo, é uma escola que oferece educação pública de qualidade, contando com uma equipe dedicada e comprometida.

Sempre premiada na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a escola foi medalha de ouro em todas as edições, conquistando duas no último ano (as únicas da cidade).  Nas avaliações externas, obtiveram as maiores notas em anos iniciais, tanto no Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) quanto no Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), alcançando, assim, as metas previstas.

Mesmo com as adversidades da pandemia, o Adelaide não deixou seus alunos desamparados. Com um plano de ação desenvolvido junto a Gestão Integrada da Escola (GIDE) e Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), a direção está trabalhamos com grupos de mídias sociais para pais e alunos, oferecendo acesso ao aplicativo Conexão, oferecido pelo governo; ao site “Estude em Casa”, onde podem assistir às aulas do canal "se liga na educação", e a aulas complementares oferecidas pelos seus professores.

A vice diretora, Eliane Rocha, se orgulha de fazer parte dessa história “Nossa escola nos enche de orgulho pelo trabalho desenvolvido por cada profissional e principalmente pela parceria com as famílias.”.

Histórico da Escola

A Escola recebeu esse nome em homenagem a D. Adelaide Bias Fortes, esposa do Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes. Sua história teve início em 1926, no Governo do Dr. Melo Viana, como Escola Infantil “Adelaide Bias Fortes”.

Em 1946, por força do Decreto Lei nº 1705 do dia 1º de abril, recebeu nova denominação: Grupo Escolar “D. Adelaide Bias Fortes”. A instalação oficial foi no dia 25 de agosto de 1946, com o nome de Escola Estadual “Adelaide Bias Fortes”. Inicialmente oferecendo ensino de 1ª a 4ª série, foi implantada a extensão de série gradativa (5ª a 8ª) com funcionamento noturno no ano de 1992. Em 1997, a escola passou a dar atendimento à 5ª série diurna. Em 1998 deixou de dar atendimento noturno.

Atualmente a escola atende alunos do Ensino Fundamental/Anos Iniciais e Finais, primando pela qualidade na alfabetização, consolidação da leitura e escrita do letramento e dos princípios básicos da Matemática.

A Escola Estadual “Adelaide Bias Fortes” está situada em um Bairro no centro da cidade. O relacionamento da Escola com a comunidade se efetiva por meio do Colegiado Escolar, dos eventos sociais realizados pela Escola e das reuniões bimestrais para a entrega dos Boletins Escolares.

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir