18
18/02/2019

Publicidade

Horário de verão chega ao fim neste domingo (17)


Em 2019, a decisão sobre o horário de verão dependerá do presidente Jair Bolsonaro. Saiba mais...

Waiting 410328 1920
Foto:divulgação


No próximo domingo, 17, à 0h, os relógios devem ser atrasados em uma hora em dez estados e no Distrito Federal. São eles: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO). Para quem gosta do horário resta aproveitar esta uma hora a mais de atraso na noite de sábado antes de entrar na madrugada de domingo.

Neste ano, a mudança no horário ocorreu mais tarde que o normal, dia 04 de novembro de 2018 e, por isso, durou menos tempo. Normalmente, o horário de verão começa no terceiro domingo do mês de outubro, mas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi adiado por conta das eleições de 2018. Sem o adiamento, a mudança de fuso entre as regiões seria muito diferente, o que atrapalharia na divulgação dos resultados das urnas.

Em 2019, a decisão sobre o horário de verão dependerá do presidente Jair Bolsonaro. Isso porque, do ponto de vista de economia de energia, a mudança não traz mais ganhos significativos, segundo estudos do Ministério de Minas e Energia, pois o padrão de consumo do brasileiro mudou: o pico passou a ser entre 14h e 15h, e não mais concentrado entre 17h e 20h. A decisão agora, assim como foi em 2018, será política.

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.


Publicidade