PF COMBATE FRAUDES EM CONSTRUÇÃO DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM BARBACENA

Etapa apura fraudes em construção de Unidades Básicas de Saúde em Barbacena durante a gestão 2013-2016. Equipes realizam busca e apreensão em Barbacena, BH e Itatiaiuçu. Saiba mais...

Na manhã de hoje, 9/7, a Polícia Federal deflagrou a terceira fase da Operação “Desvia”, para combater a prática de crimes de fraude em licitação, de corrupção e de desvio de recursos públicos federais na contratação de obras para a construção de Unidades Básicas de Saúde para o município de Barbacena, que se deram na gestão 2013-2016. 

Estão sendo cumpridos 15 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de São João Del Rei/MG, nos municípios mineiros de Barbacena, Belo Horizonte e Itatiaiuçu. Estão participando da deflagração 65 Policiais Federais, além de 10 auditores da Controladoria Geral da União e 07 auditores da Receita Federal do Brasil. 

As investigações apontaram que recursos federais foram disponibilizados pela União e estavam disponíveis para o município de Barbacena, que celebrou o Contrato de Empreitada nº 005/2016 com a construtora investigada, vencedora do processo licitatório nº 025/2015, que deveria ter edificado Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos Distritos de Pinheiro Grosso e Torres e nos Bairros Santo Antônio, Monte Mário e Santa Luzia. Porém, as obras permanecem inacabadas e abandonadas. O valor do Contrato de Empreitada era de R$ 2.708,869,99, após reajuste de 16% aprovado em agosto de 2016. 

Em sede de prestação de contas, a Prefeitura de Barbacena informou que concluiu com a terceira colocada no processo licitatório as tratativas para que as obras das UBS acima citadas sejam retomadas. No entanto, a terceira colocada também está sendo investigada por ter deixado obras inacabadas no mesmo município, tendo sido, inclusive, alvo de medidas de busca e apreensão na fase II da Operação Desvia. 

Se forem condenados, os investigados poderão cumprir até 28 anos de reclusão. 

Denúncias poderão ser encaminhadas para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. da Delegacia de Polícia Federal em Juiz de Fora, sendo assegurado o sigilo da fonte.

Mais sobre a Operação 'Desvia' 

No dia 21 de maio, na primeira fase da operação, três pessoas foram presas temporariamente por suspeita de envolvimento no desvio de recursos públicos em um contrato para aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Geral de Barbacena

Dois dias depois, em 23 de maio, foi deflagrada a segunda fase da Operação "Desvia". A ação apura fraudes em licitação, corrupção e desvios de recursos públicos federais na contratação para ampliação do sistema de esgoto sanitário; construção de academias da saúde e construção de quadras poliesportivas em Barbacena.

 

COM informações da Comunicação/PF e G1

 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp