Barbacena na Campanha Nacional de Multivacinação

Ação será realizada de 11 a 22 de Setembro.

Barbacena está com tudo pronto para participar da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente/2017, que será realizada no período de 11 a 22 de setembro. A campanha ocorrerá dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). A Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS) preparou um calendário, para atender à população, com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) executando a campanha.

O Dia “D” da campanha vai acontecer em 16 de setembro. Em Barbacena, a Sesaps reservou datas no calendário de vacinação para realização da ação na zona rural, com início previsto para terça-feira, dia 12.

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia que vem sendo adotada com a finalidade de avaliar a situação vacinal e tem como objetivo resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes, conforme o calendário básico de vacinação e também diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Assim como no ano passado, além da população menor de 5 anos de idade, também serão alvo dessa estratégia as crianças de 9 anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade, sendo que este grupo tem uma resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar seus filhos nesta faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço ou foram incluídas no Calendário. A estratégia é realizada em um curto intervalo de tempo (duas semanas), oportunidade na qual são oferecidas à população-alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.

A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo, desta forma não há meta a ser alcançada, no entanto, na ocasião da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período.


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp